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No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O que é o sistema BRT

O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte de ônibus que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente, através da provisão de infraestrutura segregada com prioridade de passagem, operação rápida e frequente e excelência em marketing e serviço ao usuário.
O BRT é atualmente o mecanismo de transporte público mais eficaz para as cidades desenvolverem rapidamente um sistema de transporte público que possa expandir-se por uma rede completa e atender à crescente demanda de transporte, bem como promover um serviço veloz e de excelente qualidade.
Ainda em seus primeiros anos de aplicação, o conceito de BRT
oferece o potencial para revolucionar a forma do transporte urbano.
Os principais elementos que compõe um sistema BRT são:
- Ônibus de alta capacidade e com conforto (ar condicionado);
- Circulação de ônibus em espaço exclusivo;
- Moderno sistema de bilhetagem;
- Embarque pré-pago ao nível do ônibus;
- Controle semafórico de prioridade de tráfego para os ônibus.
O BRT basicamente imita as características de desempenho e conforto dos modernos sistemas de transporte sobre trilhos, mas com diversas vantagens:
- Capacidade: atualmente um BRT transporta até 40 mil phs, enquanto um VLT tem capacidade de até 20 mil phs, já um sistema de metrô necessita pelo menos 50 mil phs para se tornar eficaz;
- Flexibilidade: o BRT permite mudança futura do trajeto com menos custo. Já o metrô ou VLT podem ser expandidos, porém dificilmente alterados devido ao impacto que causam à infraestrutura urbana e seu custo de remanejamento;
Tempo de construção: o BRT leva cerca de dois anos para ser implantado. O metrô leva, em média, 10 anos para ser construído (Brasil);
- Custo: o custo de implantação de um BRT completo (pavimento de concreto, terminais, estações, semáforos, centro de controle, veículos) é de no máximo R$ 10 milhões por quilômetro, sendo R$ 6 milhões em obras em geral e custeado pelo poder público e R$ 4
milhões em veículos custeados pelo poder privado e sistemas tecnológicos. Cada quilômetro de metrô custa cerca de R$ 200 milhões, 20 vezes mais que um sistema BRT completo. Já o VLT tem custo de R$ 40 milhões a R$ 60 milhões, ou seja, quatro a seis vezes maior que do BRT completo.
O primeiro sistema de BRT no Brasil foi implantado em Curitiba-PR no ano de 1973.
Atualmente mais de 100 cidades nos cinco continentes já implantaram sistemas de BRT, totalizando mais de 3.500 quilômetros de BRT no mundo, e um número ainda maior de sistemas está em construção ou em planejamento. 

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