Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 22 de julho de 2014

Muro do Feira Tênis Clube - imóvel com processo de desapropriação e tombamento - está sendo demolido

Desde segunda-feira, 21, que parte do muro frontal do Feira Tênis Clube está sendo demolido (Fotos). Homens trabalham com marretas derrubando a estrutura. Não se sabe o porque do ato em imóvel  com processo de desapropriação e tombamento.
Procedimento Expropriatório
Em 1º de fevereiro de 2013, através de decreto, o prefeito José Ronaldo de Carvalho criou Comissão de Preparação ao Procedimento Expropriatório do bem imóvel Feira Tênis Clube. 
No decreto, a consideração de "que a desapropriação de bem imóvel, conforme a legislação federal que trata da matéria, pode se dar pelo modo administrativo, onde o Poder Público Municipal e o expropriado acordam com relação ao preço, havendo a aquisição compulsória sem a intervenção do Poder Judiciário".
Considera também que “o Poder Executivo Municipal possui interesse em desapropriar o imóvel onde está localizado o Feira Tênis Clube, e, para tal, já editou a necessária declaração de utilidade pública do bem em questão”; e que, “a necessidade da criação de uma Comissão de Preparação ao Procedimento Expropriatório do bem já mencionado, a fim de que esforços sejam somados e haja maior integração dos órgãos que compõem a Administração Municipal para que seja efetivada uma desapropriação favorável ao interesse público, não apenas para os atos expropriatórios como também para avaliar as melhores possibilidades de utilização do bem pelo Município”.
A Comissão de Preparação ao Procedimento Expropriatório do Feira Tênis Clube é composta por secretários municipais, como Expedito Campodônio Eloy (Fazenda), Carlos Alberto de Oliveira Brito (Planejamento), e João Marinho Gomes Júnior (Administração).
Compete à Comissão de Preparação do Procedimento Expropriatório: I - Emitir  orientações e recomendações sobre a avaliação do valor do bem a ser expropriado. II - Realizar o levantamento dos possíveis créditos e débitos que o bem imóvel possui frente aos particulares e aos órgãos municipais, estaduais e federais. III - Coordenar as atividades de negociação frente aos órgãos de deliberação que administram o bem que se deseja desapropriar. IV - Propor critérios para decidir prioridades de ocupação do bem a ser expropriado. V - Assegurar o cumprimento das medidas estabelecidas em conjunto. VI - Compatibilizar os trabalhos técnicos com os pareceres administrativos dos membros da Comissão durante todo o processo. VII - Estabelecer datas e critérios para realização de reuniões, assembleias, dentre outras sessões que tratem do tema em questão. VIII - Promover as diretrizes e as negociações da forma que atenda tanto ao interesse público quanto ao dos particulares administradores do bem a ser expropriado.
Caso a Comissão entenda que não seja possível a realização da desapropriação através da via administrativa, esta será realizada por meio judicial. 
Antes
Antes, em 14 de abril de 2009, o Feira Tênis Clube foi declarado de utilidade pública, através de decreto, pela Prefeitura de Feira de Santana, para fins de desapropriação em regime de urgência.
Depois
Depois, em 23 de setembro de 2013, a Fundação Senhor dos Passos deu entrada no protocolo do Gabinete do Prefeito, de solicitação de tombamento do Feira Tênis Clube.
Na justificativa do pedido, a instituição lembra o que determina a Lei nº 3.355/2013 e considera que o imóvel "representa um marco na historia de Feira de Santana, não somente por sua contribuição ao desenvolvimento do esporte de uma maneira geral, bem como na área social, onde contribui decisivamente para a formação de muitas gerações".
Diz mais o documento que "o tombamento do imóvel é o único instrumento capaz de evitar a demolição do bem e garantir a sua preservação, para que as futuras gerações possam conhecer um pouco da história de nossa cidade."
A solicitação da Fundação destaca que "para a comunidade feirense o imóvel onde está instalado o Feira Tênis Clube, traduz aspirações e sentimentos de diversas gerações e, justamente por esse motivo, não podemos deixar de protegê-lo".
Leilão
Lembrar que o imóvel do FTC, localizada no centro de Feira de Santana, foi arrematado por um R$ 1,6 milhão em leilão que o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) promoveu em Feira de Santana em 15 de abril de 2010. O imóvel possui varandas, salão de festas, salão de recepção, bar, palco, casa de máquinas, ginásio de esportes, sanitários, vestiários e outros departamentos, em uma área construída de 3.350 metros quadrados.


Nenhum comentário: