Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 23 de julho de 2014

"A cidade dos absurdos"

Novo empreendimento imobiliário, que inclui parque temático, 
hotéis e o futuro maior shopping do mundo em ruas climatizadas, 
consolida Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, 
como a capital mundial da extravagância
Sobre as areias escaldantes do deserto, um oásis verde abriga plantas tropicais e até uma cachoeira. A poucos metros de distância, uma rua cheia de teatros, cinemas e letreiros luminosos se assemelha muito a Times Square, em Nova York. Mais alguns passos e outra via dá ao turista a sensação de passear pela famosa Oxford Street, em Londres. Parece loucura? Não para os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto de um novo empreendimento imobiliário em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, que deve ficar pronto em 2020. Batizada de "Mall of the World" ("Shopping do Mundo"), a futurística construção promete ser uma "cidade dentro da cidade", com teatros, cinemas, parques de diversão, mais de 100 hotéis, prédios residenciais e um shopping center, que será o maior do mundo, com mais de 700 mil m², desbancando o atual Dubai Mall, com 500 mil m². Para interligar as edificações serão construídos mais de sete quilômetros de vias climatizadas - terão temperatura agradável no verão e no inverno o teto retrátil poderá ser aberto. Com essa iniciativa, a capital reforça seu título de cidade com a arquitetura mais extravagante do mundo.
Há 50 anos, a atual região de luxo, e meca do consumo, era apenas um deserto. Ao colocar em prática uma política de baixos impostos, a cidade atraiu megacorporações internacionais e se tornou um grande centro financeiro e de turismo. Hoje, Dubai ocupa o sétimo lugar entre os destinos mais procurados por viajantes internacionais no mundo, recebendo em média dez milhões de turistas a cada ano - em minha viagem a Jerusalém em abril  e maio deste ano, estive em Dubai e Abu Dhabi com grupo de feirenses formado pela Ide Viagens e Turismo. Grande parte desses visitantes conhece a cidade a trabalho, mas muitos chegam a Dubai atraídos exatamente pelas monumentais obras arquitetônicas e de engenharia, como o Burj Khalifa, atualmente o maior edifício do mundo, com 828 metros de altura, o Ski Dubai, gigantesco resort de ski indoor com mais de 22 mil m2, e as maiores ilhas artificiais do planeta, que, vistas do espaço, formam a imagem de palmeiras e de um impressionante mapa-múndi. Tudo bancado pela exorbitante riqueza gerada pelo petróleo, descoberto na região em 1966.
"A situação financeira dos Emirados permite esses exageros arquitetônicos desnecessários e, ao mesmo tempo, provocativos", afirma Enio Moro Júnior, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Segundo o arquiteto, Dubai é considerada um grande laboratório para a arquitetura e a engenharia mundiais, por possibilitar que sejam colocadas em prática soluções técnicas para prover conforto térmico, iluminação adequada, geração de energia e reciclagem de lixo, por exemplo. "Mas, do ponto de vista urbanístico, a cidade não é um bom modelo, pois não parece haver uma interação real com o meio externo. Tudo é muito artificial, como num cenário", afirma Moro Júnior.

 Na opinião do turismólogo Luiz Godoi Trigo, que esteve em Dubai em 2004 e é professor titular do curso de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP), todas essas megaobras só são possíveis por conta da administração autoritária dos Emirados, governados pelo sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum. "Em Dubai não há nenhuma entidade civil que se oponha a essas construções, nem mesmo são feitos relatórios sobre os impactos ambientais de projetos dessa magnitude", diz Trigo. Outro problema apontado pelo especialista é a questão da mão de obra estrangeira contratada para executar esses projetos, geralmente trabalhadores humildes da Índia, Bangladesh e Paquistão, que moram nos canteiros de obras em situações análogas a trabalho escravo. "Não se fala muito disso porque Dubai é boa em marketing. Todos sabem das maravilhas de lá, mas poucos se preocupam com a questão ambiental ou de trabalho", diz. Um dos maiores absurdos da cidade com apreço pelas extravagâncias e recordes.
Fotos: HO/SHEIKH MOHAMMED BIN RASHID AL-MAKTOUM PRESS OFFICE, Nakheel/HO – AP Photo; Gerald Donovan; Callaghan Walsh
Fonte: "Isto É"


Nenhum comentário: