Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 17 de junho de 2014

Vaias ao desrespeito e a incoerência



Por Rodrigo Rara
Instituições nem pessoas devem ser blindadas de vaias em um país democrático, no entanto agressões como as lançadas esta semana contra a presidente Dilma Roussef são reprováveis e rebaixam o Brasil no olhar do mundo. Nós brasileiros jamais seremos respeitados enquanto um(a) presidente da República deste país for tão facilmente suscetível a receber um "vtnc", ainda mais de seus pátrios.
Todavia, me incomoda esta nova onda de indignação seletiva; não podemos confundir aqueles que sempre atuaram no submundo da política, com posturas e discursos absolutamente criminosos com guardiões da ética no debate político e da "liturgia" do cargo público, em razão do acontecido com a presidente. Basta observar a postura contraditória de inúmeros destes "novos revoltados" nas redes sociais. 
São notórias - por exemplo - as campanhas difamatórias contra o senador e presidenciável Aécio Neves, rotulado como "usuário de cocaína" ou contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, chamado de "negro vendido a elite branca" por parte daqueles mesmos que hoje se arvoram defensores da boa política.
Todos nós sabemos que essa postura contraditória não é espontânea, nem é de graça. Estes militantes se especializaram no "assassinato de reputações", em difamar e atacar a imagem dos adversários do seu projeto de poder, ainda que a utilizar de mentiras para fazê-lo. Seguem à risca, desavergonhadamente, a lógica maquiavélica de "os fins justificam os meios". 
Feita a crítica, não cabe aos insatisfeitos com o Governo incorrerem nos mesmos equívocos: o respeito às Instituições e às pessoas não deve ser uma bandeira política eventual ou uma posição partidária conveniente, e sim um valor permanente em nossa democracia.
Respeito é a palavra-chave do futuro do país, precisamos restabelecê-lo, com urgência, entre os governantes e o povo, na política e no diálogo republicano.
* Rodrigo Rara é estudante de Direito da Ufba, blogueiro e militante do Democratas

Nenhum comentário: