Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 5 de abril de 2014

Visão afinal de "A Cidade dos Desiludidos"





Kirk Douglas contracenando com Cyd Charisse (1), Dahlia Lavi (2) e Rosanna Schiaffino 3) em "A Cidade dos Desiludidos"
Fotos: Reprodução

O crítico de cinema, pesquisador e professor de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) sempre ressalta a obra do diretor Vincente Minnelli, destacando "A Cidade dos Desiludidos" (Two Weeks in Another Town), "Duas Semanas em Outra Cidade" se traduzido ao pé da letra. Lançado em 1962, assisti em DVD - exemplar de minha coleção - na manhã deste sábado, 5. Em Feira de Santana, foi exibido no Cine Santanópolis, em meados dos anos 60.


Como Setaro coloca, Minnelli realiza um drama com "visão ácida e crítica da indústria de cinema em Hollywood. Vai mais além, porque mostra uma Hollywood já em franca decadência". Ele considera Vincente Minnelli como "um cineasta fascinante, estilista admirável", que "aplica em seus filmes uma tensão inusitada entre a realidade e a fantasia". Nos filmes desse realizador, completa, "o espetáculo cinematográfico se faz pleno".
De fato, "A Cidade dos Desiludidos" é um grande filme sobre os bastidores do cinema. Interessante que faz referência a filme anterior de Minnelli, "Assim Estava Escrito" (The Bad and the Beautiful), realizado em 1953 - também tenho em DVD -, sobre o mesmo tema e com Kirk Douglas também encabeçando o elenco. Trechos do filme - incluindo o final - são usados.
O filme começa com o ator Jack Andrus (Kirk Douglas), em uma clínica psiquiátrica. Ele tem alta depois que é chamado para voltar ao cinema por Maurice Kruger (Edward G. Robinson), que está dirigindo um filme, na Cinecittá, em Roma. Refugos de Hollywood reunidos em Roma, tentando um retorno, como é colocado no filme. Jack toma o avião e vai se encontrar com o amigo, com quem fez vários filmes antes.
Ele se reencontra com seu passado e tenta se libertar de suas obsessões. No seu caminho, a ex-mulher Carlotta (Cyd Charisse), uma ninfomaníaca; a jovem e pura Veronica (Dahlia Lavi), e a estrela espalhafatosa Barzelli (Rosanna Schiaffino) - todas belas.
Diálogo revelador entre os personagens de Dahlia Lavi e Kirk Douglas, numa praia:
- Como você se sentia quando era um astro?
- Solitário.
- Tão famoso e sozinho?
- Todo mundo é solitário. Os atores mais ainda.
- Por que alguém ia querer ser ator?
- É uma boa pergunta. Para se esconder do mundo. Que faz o público no cinema se não se esconder. Trocar seus problemas pelos meus na tela?

Assista ao trailer original: http://youtu.be/fGSajyflIhk

Assista ao trailer com legendas: http://youtu.be/b4fovO9_5mE

Nenhum comentário: