Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Dilma muda a data de música de Tom Jobim e transforma lirismo em protesto. É o padrão factual da 'Comissão da Verdade'"



Por Reinaldo Azevedo
Dilma, ao fazer digressões político-sentimentais, é tão precisa nos fatos históricos como a média da imprensa brasileira - sim, há exceções - quando trata do golpe militar de 1964, a tal fábula dos Chapeuzinhos Vermelhos contra o Lobo Mau.
Leiam o que informa Lauro Jardim, no Radar:
Dilma Rousseff cometeu uma gafe, mais uma, hoje durante a cerimônia de transferência do Galeão para a iniciativa privada. Lá pelas tantas, emocionada, declamou o belíssimo Samba do Avião, de Tom Jobim. E disse:
"Esse 'Samba do Avião' faz uma ligação entre o Brasil de hoje e o Brasil de ontem porque o 'Samba do Avião' descreve a chegada no Brasil, e em especial no Galeão, dos brasileiros que voltavam ao Brasil após a Anistia, alguns após 21 anos de exílio, outros menos do que isso, mas essa é a realidade; o 'Samba do Avião' é isso. É de fato, e nessa semana é um momento especial, uma homenagem aos exilados…
Dilma embargou a voz, encheu os olhos de lágrimas com justa emoção. Só que o 'Samba do Avião' foi lançado em 1962, dois anos antes do golpe - nada tem a ver com exilados. A canção de Tom que remete aos exilados é 'Sabiá,' parceria dele com Chico Buarque, de 1967. Diz a letra: "Vou voltar/Sei que ainda vou voltar/Para o meu lugar". Além disso, os exilados não voltaram ao "Brasil após 21 anos de exílio". Negativo. A Anistia é de 1979, quando a quase totalidade dos exilados retornou - ou seja, quinze anos após o golpe.
Nos discursos de improviso o risco de gafe é enorme. Mas não custava a assessoria de Dilma tê-la preparado melhor.
Retomo
Na mosca! Não pensem que a história daqueles dias é contada com muito mais precisão por aí, a começar das escolas. Num país em que Marighella e Lamarca viram heróis, convenham, a ignorância sobre o "Samba do Avião" chega a ser quase lírica.
Fonte: "Blog Reinaldo Azevedo"

Nenhum comentário: