Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 7 de abril de 2014

"Noé" decepciona



O filme "Noé" (Noah), de Darren Arenofsky, em cartaz no país e em Feira de Santana no Orient Cinplace, foi visto em sessão lotada. Ouvi pessoas protestando ao final: "aberração", "ridículo", "uma m...". Trata-se de uma realização decepcionante. Principalmente para quem procura conhecer um pouco da Bíblia. A inspiração é a passagem bíblica no livro do Gênesis, mas o filme é essencialmente anti-bíblico. Está recheado de detalhes que não estão no Livro Sagrado, que distorcem a Palavra de Deus. A desculpa é o uso de "licença poética". Está mais para um filme ambientalista, ecológico e humanista, com personagens vivendo dramas existenciais.
Como não se deve defender a interpretação artística licenciosa da Bíblia, considero o filme como um desastre. Não se trata de conservadorismo e literalismo da Bíblia.
O filme mistura fantasia, misticismo e mitologia. Mesmo assistindo "Noé" sem se ater ao que diz a Bíblia, o filme decepciona. O seu afastamento da narrativa bíblica, a falta de precisão no que se refere à Palavra de Deus é demais da conta. O filme chega a criar confusão com a alta dose de corrupção da Bíblia.
O diretor Darren Aronofsky expõe  uma visão distorcida do que está contido no Gênesis, capítulos 5 a 10, a começar por não nominar Deus, sim chamá-Lo de "o Criador".
Noé não recebe um chamado de Deus para construir a arca. Na trama fantasiosa, ele tem visões que o levam a construir a arca, recorrendo a conselhos de seu avô Matusalém, diferentemente do que está contido na Bíblia.
Não se sabia de Noé como vegetariano e lutando contra uma legião maligna comandada por Tubai-cain - que consegue entrar na Arca -, ainda mais contando com ajuda de "guardiões", gigantes de pedra, que constroem a arca, e que mais parecem "Transformers". Um dos recheios despropositados do filme essas criaturas que antes eram "anjos de luz". Tudo fora da Palavra. A divulgação do filme inclusive restringe imagens desses personagens. Consegui apenas essa (Foto: Reprodução).
As três mulheres de seus filhos Sem, Cam e Jafé não aparecem no filme. A Bíblia não fala de Ila, filha adotiva de Noé, que se relaciona com Sem e tem gêmeas. No Gênesis, Sem teve filhos, não filhas, ainda mais gêmeas.
Noé é um personagem proeminente do Antigo Testamento e um dos exemplos que ilustram a fé em Deus. No Novo Testamento, Hebreus 11: 6 e 7 diz: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé."
A Bíblia relata que Noé andou com Deus num ambiente mau (Gênesis 6:8-12); obedeceu a Deus quando lhe foi dada uma tarefa difícil (Gênesis 6:14, 22; 7: 5); foi lembrado por Deus e saldo da morte (Gênesis 8: 11); pela fé, Noé trabalhou para sua salvação (Hebreus 11: 7);Noé advertiu a seus vizinhos acerca do juízo vindouro (2 Pedro 2: 5); Noé edificou o primeiro altar de que há registro (Gênesis 8: 20); e foi honrado pelo Senhor com uma aliança eterna (Gênesis 9: 12-17).

2 comentários:

Gleibson Filho disse...

Vi o filme e realmente decepciona um pouco. Existem boas interpretações, mas tanto o contexto geral como o apanhado bíblico são confusos e mistura elementos que lembram Transformers ( como citou ) e Harry Potter! Kkkk....mas convenhamos que até mesmo este trecho da Bíblia soa como ficção sem sentido! Como teriam biótipo europeu uma civilização que nasceu na África e Ásia?! É como uma só família com a mesma etnia teria dado origem a tantas raças?! Estas passagens assim como a de Adão e Eva possuem muitos furos para se dar crédito!

Anônimo disse...

O que tem Transformers com Noé ??? Inveta moda não !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é cada uma que ocorre na atualidade !!! Nada a ver !!!