Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Bahia tem defasagem de 549,5% no Corpo do Bombeiros




O número desejável de militares no Corpo de Bombeiros da Bahia é de 14 mil. No entanto, apenas 2.200 bombeiros estão à disposição da população baiana. Quem aponta esse dado é a Organização Nações Unidas (ONU), que indica que para cada mil habitantes é necessário um bombeiro. Ou seja, a Bahia tem uma defasagem de bombeiros de 549,5% e ainda ocupa a 26ª posição entre os estados que menos tem efetivos por habitantes, de acordo com dados do Instituto Movimenta Salvador, de 2013.
No ano passado, o governo da Bahia realizou concurso para preenchimento de vagas do Corpo de Bombeiros. O edital contemplava 2 mil vagas para a Polícia Militar, sendo que dos convocados, 650 não compareceram. Sendo assim, 1.350 começaram a fazer o curso, no entanto, desses que iniciaram a formação, 100 desistiram. Dessas vagas apenas 135 vagas eram para Bombeiros, 49 ficaram inaptos, portanto apenas 86 iniciaram o curso em janeiro. O concurso tem validade até junho de 2014 e até agora o governo não convocou mais aprovados para repor a defasagem.
Os dados foram apresentados pelo deputado Carlos Geilson (PTN) em pronunciamento na Assembleia Legislativa na noite de terça-feira, 1º.
"Senhor governador, não é de hoje que estamos alertando sobre os inúmeros problemas que o Corpo de Bombeiros vem enfrentando. Pasmem senhores! Apenas 20 cidades baianas, ou seja 5%, possuem postos com alguma estrutura instalada e a maior parte dos efetivos está concentrada em Salvador e Região Metropolitana. Precisamos resolver essa situação! A população não pode ficar a mercê da sorte", afirmou Carlos Geilson.
O parlamentar ainda cobrou uma posição por parte do governo do estado, em relação à convocação de mais bombeiros. "Quando serão convocados os aprovados, para a reposição? Esse concurso ainda tem 872 cadastro reserva para bombeiros, o ideal mesmo seria o governo do estado convocar um número maior desse cadastro reserva, para que assim, os baianos possam ficar mais tranquilos. Um pouco de bom senso e boa vontade resolve muitos problemas, governador!", frisou Geilson.
(Com informações de Núbia Passos, da Assessoria de Comunicação do Deputado Carlos Geilson)

Nenhum comentário: