Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Órgãos delegados do Inmetro criam documento que fortalece rede consumo seguro e saúde



Um passo fundamental para a consolidação da Rede de Consumo Seguro e Saúde (RCSS), no Brasil, foi dado no encontro “Rede Consumo Seguro e Saúde em Debate”, realizado em Salvador, na segunda-feira, 17, no Hotel Matiz Convenções, Costa Azul, reunindo representantes da rede brasileira de metrologia legal e qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) de 17 estados do País. O evento resultou na Carta de Salvador, documento norteador com ações a serem desenvolvidas, em nível nacional, visando o alcance de resultados. O Inmetro é um dos integrantes da RCSS-Brasil, que reúne ainda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
O encontro foi promovido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, com total apoio do instituto federal. “"Brindamos o resultado do encontro com a Carta de Salvador, propondo ações que fortalecem a participação do Inmetro na RCSS-Brasil, a partir de uma atuação arrojada dos órgãos delegados na promoção de um mercado livre de produtos perigosos, como são chamados aqueles que, ao serem manuseados, causam danos à saúde e/ou à segurança do consumidor”", destaca o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.
Na ocasião, o diretor substituto da Avaliação da Conformidade do Inmetro, Paulo Coscarelli fez um balanço da atuação do GT–Brasil, bem como dos desafios encontrados. Já os coordenadores do Comitê Local – Bahia, Gustavo Figueiredo e Francisco Gonçalves, apresentaram a experiência do comitê que envolve Ibametro, Divisa e Procon, que serviu de modelo para o debate. “"O saldo do encontro é altamente positivo. Os encaminhamentos feitos mostram a sintonia da Bahia e do Brasil com a visão estratégica internacional de enfrentamento aos acidentes de Consumo"”, comemorou Figueiredo.
Entre as ações propostas na Carta de Salvador, destacam-se: a criação de um Plano de Ação 2014 da RBMLQ-I para o Grupo de Articulação da RCSS –Brasil; a destinação de recursos financeiros nos orçamentos dos órgãos delegados para subsidiar as ações dos Comitês Locais da RCSS; a realização de encontros semestrais para alinhamento de informações das atividades em andamento no País;  e o estabelecimento do ano 2014 como o ano do Consumo Seguro e Saúde no Brasil para a realização de atividades diversas correlatas à temática. 
A RCSS – Brasil atua em várias frentes, sendo as principais: a coleta de informações sobre os acidentes de consumo junto à população e profissionais de saúde; o tratamento dessas informações em dados estatísticas norteadores de ações e o fornecimento de levantamentos realizados para setores da indústria visando colaborar na fabricação de produtos seguros.
Como fazer o registro de acidentes de consumo: no site do Ibametro – www.ibametro.ba.gov.br, pelo link Relate o seu Acidente de Consumo, é possível detalhar as ocorrências, contribuindo para a atuação da rede.
(Com informações de Anaydê Cecília, da Assessoria de Comunicação do Ibametro)

Nenhum comentário: