Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Lançando primeiro livro em 2014



No início deste novo ano, mando para o prelo meu primeiro livro, "cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de santana", que reúne colunas escritas para o jornal "Situação”, entre 1967 e 1970. Na época, dois cinemas em Feira de Santana, Íris e Santanópólis. A edição é por conta da Fundação Senhor dos Passos.
Fã de cinema e aprendiz de cinéfilo, desde 1955, com sete anos, que assisto filmes. Na adolescência era sempre desafiado por adultos a falar sobre direção e elenco de filmes. Era como se fosse um quiz testando o conhecimento que tinha por cinema e filmes.
O meu interesse sempre foi crescente pela chamada sétima arte. Até hoje escrevo sobre cinema em jornais e em blogs e sites.
Antes de escrever para o jornal semanário que existia então em Feira de Santana - estava com 19 anos -, no Ginásio Municipal Joselito Amorim, a feitura diária de um jornal mural manuscrito, "007" - homenagem aos filmes do agente secreto James Bond -, a brincadeira de comentar filmes vistos.
Depois, no Colégio Estadual, o jornal "O Berro", feito com Geraldo Lima e Luiz Antônio Santa Bárbara, impresso em mimeógrafo a álcool e distribuído clandestinamente, continha espaço para cinema. Daí que veio o convite de Anotevaldo Gonzaga para escrever no jornal "Situação".
O livro reúne pouco mais de 50 colunas, contidas em um álbum de recortes envelhecido (Foto: Jorge Magalhães), guardado mesmo com inúmeras mudanças de domicílio. As colunas estão sem datas. Apenas os anos são identificados.
Foi atualizada a ortografia - a exceção de termos como os franceses matinèe e soirée -, foi ajustada a pontuação. A integridade dos textos está mantida.
O livro terá capa assinada pelo artista plástico Gil Mário e conta com prólogo e epílogo dos jornalistas Jorge Magalhães e Madalena de Jesus. A organização é de Thomas Oliveira.

Nenhum comentário: