Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 16 de novembro de 2013

"Um Retrato de Mulher" deu origem ao film-noir



1.Poster original do filme
2. Joan Bennett faz a mulher do título
Fotos: Reproduções

Na manhã deste sábado, 16, a visão do excelente "Um Retrato de Mulher" (The Woman in the Window), no TeleCine Cult, drama criminal de Fritz Lang, realizado em 1944. O filme foi apontado em 1946 como um responsável pelo surgimento da expressão film-noir, cunhado por uma revista francesa. Tem uma narrativa considerada sórdida para a época envolvendo personagens de moral ambígua. Foi até amenizada e teve cena final destoante, se adequando ao moralismo vigente.
"Um Retrato de Mulher" foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original (Arthur Lange).
Richard Wanley (Edward G. Robinson) é um professor conservador da Faculdade Gotham, em Nova York. Seus amigos - promotor Frank Lalor (Raymond Massey) e doutor Michael Barkstane (Edmund Breon) ficam obcecados com a pintura de uma mulher que está exposta em uma galeria de arte, perto de um clube para cavalheiros que eles frequentam. Uma noite, após sair do clube, Richard admirava o quadro quando repara que a modelo ali retratatada, Alice Reed (Joan Bennett), estava olhando para ele. Eles iniciam uma conversa, que começa em um bar e continua na casa dela, que  mostra o esboço de outros desenhos. O clima entre eles está agradável, mas tudo muda quando Frank Howard (Arthur Loft) entra no apartamento, interpreta mal a presença de Richard e tenta matá-lo. Richard consegue revidar e o mata com uma tesoura. Para proteger sua reputação, ele concorda em deixar o corpo em um lugar distante, para ajudar a encobrir o assassinato. Mas a polícia descobre pequenas pistas, que podem torná-lo suspeito do crime. Paralelamente um chantagista exige 5 mil dólares de Alice para não dizer para a polícia o que sabe.
No filme é famosa a fala do professor Wanley, típica do gênero de filmes: "There are only three ways to deal with a blackmailer. You can pay him and pay him and pay him until you’re penniless. Or you can call the police yourself and let your secret be known to the world. Or you can kill him.
Em tradução livre: "Existem apenas três maneiras de se lidar com um chantagista: Você pode pagar, pagar e pagar até ficar sem nada. Ou então chamar a polícia e deixar seu segredo ficar conhecido pelo mundo todo. Ou então você pode matá-lo."

Nenhum comentário: