Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Na simplicidade da natureza, inspiração singular


A arte pode ser uma forma de homenagear e cuidar da mãe natureza. Artistas encontram nela o estímulo para criar e encantar, e tornar eterna uma beleza naturalmente efêmera
A série Florecultura surgiu a partir de esculturas feitas em latas descartadas
As garrafas plásticas também são usadas pelo artista para criar a série
Nas mãos de carvão, o cobre também se transforma em flores
As "Pétalas" também fazem parte da série Florescultura
Fotos: Divulgação 

"A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma". Essa frase do escultor francês Auguste Rodin descreve com propriedade o sentimento que muitos artistas, inspirados na natureza, expressam ao criar suas obras. Uma relação única evidenciada em cada contorno, cada cor, cada forma.
O artista plástico Ricardo Carvão é um exemplo de profissional que busca sempre estar próximo da natureza. Ele encontrou nela a liberdade que precisava para retratar sua arte de uma forma especial e singular. Na série Florescultura, que retrata flores de diversas formas, ele encontrou o despertar máximo da criatividade. "Minha arte tem como propósito trazer bem-estar e alimento para o espírito. E as flores têm um grande poder de proporcionar essa prazerosa sensação", ressalta.
Ricardo conta que a ideia da série surgiu depois de uma simples observação: "Percebi que algumas pessoas usavam a lata como forma de cultivar uma bela flor. Então eu pensei: e se da lata surgisse à própria flor? Foi aí que a Série Florescultura nasceu". No começo, o artista usava como matéria prima apenas a lata, posteriormente foi acrescendo outros materiais à sua técnica e agora utiliza o cobre, alumínio, latas, garrafas pets e até papel.
O artista utiliza a técnica Kirigami, também conhecida como origami arquitetônico, para compor suas esculturas. "É uma técnica mista que, além de utilizar a dobradura n o papel (origami), também utiliza-se cortes: kiri", explica.
Além de retratar a natureza por meio das flores, Ricardo ainda colabora com ela. Muitas de suas peças empregam latas reutilizadas, além de garrafas plásticas. Dessa maneira, o profissional contribui com o meio ambiente e incentiva a sustentabilidade.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: