Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 28 de setembro de 2013

Brasilidade em cada canto



Realizada pela primeira vez em um projeto assinado por 
Oscar Niemeyer, a edição 2013 da Casa Cor Minas estimula arquitetos a se voltarem para a rica produção 
da arte e do design brasileiros.
Poltrona de Sérgio Rodrigues e escultura de Sonia Ebling valorizam o luxo do design e da arte no Brasil em ambiente da arquiteta Estela Netto, na Casa Cor Minas
Visitar a Casa do Jardim, ambiente de Luís Fábio Rezende de Araújo na Casa Cor é uma excelente oportunidade de apreciar obras de grandes artistas brasileiros.
Fotos: Daniel Mansur

Datada do ano de 1953, a casa projetada para a família Dalva Simão, na região da Pampulha em Belo Horizonte, marca a história da Casa Cor como sendo o primeiro projeto de Oscar Niemeyer a receber uma edição do maior evento de arquitetura e decoração da América Latina. Para os profissionais participantes, a oportunidade de criar dentro de um espaço assinado pelo grande mestre da arquitetura foi vista como um privilégio e um incentivo à valorização de tantos outros nomes que fizeram e fazem a história da arquitetura, do design e da arte no Brasil.   
Responsável pela execução do Gazebo, a arquiteta Estela Netto foi uma das profissionais que optou por privilegiar o estilo e a riqueza dos elementos brasileiros em seu projeto. "Como a Casa Cor este ano está sendo feita numa casa projetada pelo Niemeyer, uma casa modernista, eu decidi fazer um projeto que tivesse relação com isso e que tivesse uma linguagem de arquitetura e design brasileiros. Portanto, buscamos usar elementos arquitetônicos e de design exclusivo de nomes consagrados do Brasil", observa a arquiteta. Partindo dessa premissa, ela não pensou duas vezes na hora de fazer a escolha do mobiliário. "O ambiente possui mobiliário do Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e da Etel Carmona, que tem um móveis de luxo, feito com madeira certificada, que recebe beneficiamento e tratamento diferenciados", explica Estela, que também pensou em outros detalhes. "Ainda nessa linha de luxo e design brasileiro, pensei também em obras de arte. O ambiente possui obras da Sonia Ebling que é uma escultora muito conhecida, brasileira e que também nos remete à produção de arte, arquitetura e design no Brasil".
Quem também optou por apostar nas escolhas nacionais, foi o arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo, que executou a Casa do Jardim. "O mobiliário do meu ambiente conta com inúmeras peças do consagrado designer Jader Almeida e também com uma poltrona de Carlos Motta", revela. No espaço projetado por Luís Fábio, o mobiliário convive em harmonia com diversas obras de arte, entre quadros e esculturas, também assinadas por artistas brasileiros. "A Casa do Jardim é realmente uma casa recheada de obras de arte, quem visitar o espaço poderá apreciar obras de Frans Krajcberg, Leopoldo Martins, Rubens Ianelli, Ricardo Carvão Levy, Fernando Lucchesi, Barssotti, Erli Fantin e Fernando Velloso", enumera o profissional.
Para conferir o resultado final do Gazebo e da Casa do Jardim, visite a Casa Cor: Até 22 de outubro. Rua Alameda das Palmeiras, 444, Bairro São Luiz, Belo Horizonte.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho,daMão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: