Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 20 de agosto de 2013

“Reino Unido avisou os EUA sobre a retenção do brasileiro David Miranda? É o mínimo que lhe cabia fazer. Por que tantos 'oohhhsss' de indignação?"


Por Reinaldo Azevedo
Ai, ai…
Depois de ficar escandalosamente claro que o governo britânico apenas cumpriu sua obrigação ao reter o brasileiro David Miranda, a nova onda para tentar gerar a indignação mundial é outra: o Reino Unido informou o governo americano sobre a retenção. Os EUA, assim, souberam do episódio antes mesmo do governo brasileiro.
"Ohhhh!!!"
Mais um milhão de "Ohhsss!!!"
Mais dois milhões de "Ohhhsss!!!"
Avisaram, é? Fizeram bem. Considerando a lei que autoriza o governo do Reino Unido a fazer o que fez e considerando o que Miranda foi fazer na Alemanha, era a coisa certa. Aqui e ali, leio a sugestão de que o governo britânico estaria sendo servil aos EUA ao proceder assim. Bobagem. Manifestação de ignorância. Quem quiser um pouco mais de detalhes a respeito de como cada um desses países cuida de sua política externa, sugiro a leitura de "Reagan e Thatcher - Uma Relação Difícil", de Richard Aldous, publicado no Brasil pela Editora Record. Vejam lá como o presidente americano tentou demover a primeira-ministra britânica de mandar a esquadra para as Malvinas e o que lhe respondeu Thatcher. Em certos assuntos, o Reino Unido ainda se considera a nação onde o sol nunca se põe. Ideologia só se cura com o tempo. Não há tempo que cure a ignorância. Nesse caso, é preciso ler livros - pode ser em versão eletrônica para quem, como dona Reinalda, virou fanática. Eu ainda preciso de papel e de lápis.
Se vocês quiserem a íntegra da legislação que autorizou a retenção de David Miranda, ela está aqui. "Mas essa é uma lei antiterrorismo!" Eu sei. Edward Snowden está tornando públicos documentos e procedimentos que interferem diretamente na coleta de informações que convergem para o combate ao terror - logo, está fragilizando esse sistema, o que é bom para o terrorismo. E, confessadamente, o brasileiro levava e trazia informações diretamente relacionadas ao traidor americano. Não há uma referência na lei do Reino Unido que permita tal retenção; há uma penca.
O Reino Unido certamente avisou os EUA porque os serviços de Inteligência colaboram entre si em casos assim. Ainda bem.
Fonte: "Blog Reinaldo Azevedo"

Nenhum comentário: