Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 10 de agosto de 2013

Glauber Rocha, o cinema de rua que não virou pornô: um passeio pela história do cinema na Bahia




Por Virgínia Andrade
Com a reorganização da capital baiana iniciada ainda na década de 70, a partir da construção do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e o redirecionamento dos investimentos para a região do Iguatemi, o centro histórico embarcou em um processo de decadência e apagamento social. Junto a ele, todos os cinemas de rua de Salvador, sem ter como se manterem, optaram pela exibição de filmes pornôs, com exceção do que hoje é conhecido como Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.
Chamado inicialmente de Kursal Baiano, o cinema - após campanha de inspiração nacionalista - teve o nome alterado para Guarany, ainda com "y" naquele momento. Localizado em uma legítima cinelândia, o espaço, na época considerado o melhor cinema da cidade em termos de equipamentos e acomodação, era constituído por uma única sala, com cerca de 1200 lugares, que se estendia até o foyer e possuía uma tela de proporções descomunais.
Conhecido como a casa do cinema na Bahia, o cine teatro foi palco de grandes transformações na cinematografia baiana. Exibiu  o primeiro filme falado, clássicos do cinema internacional, abrigou o Cine Clube de Walter da Silveira e, por extensão, uma geração potente de intelectuais que se encontrava no local, sempre aos sábados, para debater as mais diversas temáticas. Glauber Rocha, Edgard Navarro, Orlando Senna e Caetano Veloso são alguns daqueles que fizeram do Guarany uma escola.
O vigor dos anos 50 e 60
Apesar das dificuldades da época, destaca-se, até a década de 60, o bom funcionamento do cinema. Após a primeira crise, devido à frequente mudança de concessões, em 1940, e o sucessivo fechamento em 49, o espaço foi totalmente reformulado. A estrutura neoclássica, marcada por colunas gregas e vitrais, cedeu espaço a uma estética modernista, delineada por painéis de Carybé e lustres de Mário Cravo. O único vestígio preservado dessa primeira construção localiza-se no quinto andar e pode ser visto do terraço ainda hoje: um pórtico.
A reinauguração em 55 marca uma época de novidades. O público do Guarani, agora sem o "y", eufórico em filas intermináveis, já pode contar com sistema de ar refrigerado, som estereofônico e Cinemascope - processo de filmagem com lentes anamórficas que produzem imagens de grandes dimensões na projeção. O longa-metragem baiano "Redenção" (1959) inaugura essa idade moderna em Salvador, que se estende até 63, no ciclo de cinema da Bahia.
Apesar da morte de Walter da Silveira em 1970, o Cine Guarani mantém grande sucesso comercial, atribuído, em grande parte à ação do antológico exibidor Francisco Piton, um dos nomes mais representativos do surgimento, manutenção e progresso da cinematografia baiana. Somente a partir da década seguinte é que se torna evidente o declínio do cinema e a impossibilidade de mantê-lo aberto. Decreta-se, então, falência.
O peso de uma década e o adeus ao ostracismo
Os anos 80 materializaram-se como um período dramático para os cinemas de rua, não apenas em Salvador, mas em todo o mundo. Era um tempo significativamente difícil tanto para a produção quanto para a exibição, o que leva ao fechamento radical dos cines. Pari passu a essas questões está o surgimento das TV's a cabo, do VHS, das locadoras de vídeos e da televisão, que a partir de 70 começam a ameaçar o império cinematográfico.
Nessa época, havia no Brasil cerca de 3.200 salas de cinema, número que cai para 800 no intervalo de 10 anos. Hoje, devido à recente repopularização do cinema, são contabilizadas aproximadamente 2.400. Ademais, com a erradicação, durante o governo Collor, do órgão que dava suporte à produção cinematográfica brasileira, a Embrafilme, registrou-se uma queda abrupta na produção fílmica nacional que passa de 90 para 4 filmes produzidos por ano.
A retomada do cinema brasileiro data de 95, momento em que os Multiplex começam a aparecer como alternativa de entretenimento. Mais bem equipados, embora também mais caros e significativamente menos populares que os cines de rua, as salas de cinema dos shopping centers passam a ocupar um lugar que antes era dedicado e direcionado a um tipo diferente de proposta cinematográfica e de público.
Do fechamento em 98 à reabertura 10 anos depois
Na tentativa de restabelecer o Glauber enquanto cinema, o empresário e agente cultural Cláudio Marques engajou-se numa verdadeira saga. Desde o convencimento do governo até a captação de recursos e patrocínios transcorreram-se oito anos. A ideia do cineasta era exibir a chamada “art house“, incorporando à programação filmes independentes de outras nacionalidades e, sobretudo, os brasileiros. Entretanto, pela impossibilidade de sustentar financeiramente um espaço comercial apenas com produções fílmicas estritamente independentes, tendo em vista o reduzido público consumidor desse tipo de produto cultural, optou-se por inserir os "blockbusters".
Ao reinaugurar o cinema, a esperança de Marques era de que o renascimento de um espaço de expressiva importância tanto para a sociedade baiana quanto para a cinematografia local fosse acompanhado por transformações estruturais e logísticas em todo o entorno desse ambiente. Após quatro anos e meio de reabertura, porém, o único registro feito pelo empresário é o da triste permanência da região como lugar marginalizado e negligenciado pelo Estado. Com uma média de 4 a 5 mil espectadores por fim de semana, Cláudio denuncia a insuficiência das linhas de ônibus que circulam no local e o reduzido horário de funcionamento do Elevador Lacerda, principalmente, nos finais de semana, quando encerra as atividades às 19 horas.
Diferente do que ocorreu no século passado, as dificuldades apontadas pelo diretor do Glauber Rocha hoje são outras. A mais latente é a falta de iniciativa e desejo político dos governos estadual e municipal em criar condições que facilitem a frequência ao espaço. "Com toda a dificuldade de estacionamento, com toda a sensação de insegurança que tem o centro histórico, as pessoas têm vontade de vir para cá". E continua: "estamos em uma encruzilhada cultural. Há o Museu de Arte Sacra, a Fundação Gregório de Matos, o MAM, o Espaço Cultural da Barroquinha, a Caixa Econômica… como não se pensa uma política de valorização da região que é um cinturão cultural? Se não olharmos minimamente para o nosso passado, não vamos conseguir nos desenvolver nunca", desabafa.
Fonte: Programa Arte, Cultura e Ciência da Ufba

Nenhum comentário: