Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 18 de agosto de 2013

Filósofo português fala sobre padre Antonio Veiria na Academia de Letras da Bahia



Conferência do professor Pedro Calafate, da Universidade de Lisboa

Na próxima quinta-feira, 22, às 17 horas, a Academia de Letras da Bahia dará continuidade aos Seminários Arte e Pensamento - Transformações da Cultura no Século XXI, com a conferência "A Paz Perpétua em Antonio Vieira: Perspectiva e Atualidade", a ser ministrada pelo filósofo português e professor da Universidade de Lisboa Pedro Calafate (Foto: Divulgação), com mediação do escritor e presidente da ALB Aramis Ribeiro Costa.
Calafate fará uma análise de "A Chave dos Profetas", obra que Vieira considerava "o palácio dos meus escritos", com a qual pretendia mostrar o cristianismo nas esferas da vida humana, corpo e espírito, homem e sociedade, reino e império, sem perder o horizonte da eternidade, num quadro de respeito pelo valor da justiça, da paz universal e da tolerância entre os homens e as nações, de onde emergem profícuos ensinamentos sobre o moderno conceito de comunidade internacional.
Pedro Calafate é licenciado em História, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, na qual é professor titular de Filosofia e diretor do Centro de Filosofia. Foi ainda professor honorário da Universidade de Madrid, na Espanha, e professor convidado da Universidade de Viena, na Áustria, das Universidades do Porto e do Minho, em Portugal, e da Universidade de São Paulo, da Estadual do Rio de Janeiro e da Federal de São João Del-Rei, no Brasil.
Sua pesquisa concentra-se em Filosofia Social e Política e História das Idéias Políticas em Portugal e Brasil, tendo coordenado a elaboração da História do Pensamento Filosófico Português e do Corpus Lusitanorum de Pace: a Contribuição das Universidades Portuguesas para a Escola Peninsular da Paz nos Séculos XVI e XVII. Entre seus livros, destaca-se "Da Origem Popular do Poder ao Direito de Resistência: Doutrinas Políticas no Século XVII em Portugal".
Atualmente, o professor Calafate também coordena os trabalhos de pesquisa e de edição das Obras Completas do Padre Antonio Vieira, previstas para 30 volumes, sob a égide da Universidade de Lisboa, comandando uma equipe de 28 professores e pesquisadores de diversas universidades portuguesas e brasileiras, tendo já sido publicados nove volumes da coleção.
Os Seminários Arte e Pensamento, com reflexões sobre literatura, artes e transformações da cultura, são coordenados pelos acadêmicos Luís Antonio Cajazeira Ramos e Paulo Costa Lima, sendo realizados com periodicidade mensal no auditório da ALB, na avenida Joana Angélica, 198, no bairro de Nazaré, em Salvador, com entrada franca.
O programa faz parte das atividades do Ponto de Cultura da ALB, com apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. O Irdeb transmite ao vivo os encontros (www.irdeb.ba.gov.br).
Fonte: Academia de Letras da Bahia

Nenhum comentário: