Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Educadora empossada na Academia de Educação de Feira de Santana.



Em sessão solene (Fotos: Divulgação) realizada na terça-feira, 27, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial, a Academia de Educação de Feira de Santana empossa o seu primeiro membro correspondente, a professoa Leda Jesuino dos Santos. Uma sessão altamente rica, não só pelas ilustres presenças, mas também pelas peças discursivas, todas elas dignas de serem publicadas.  Além dos membros da Academia de Educação, estavam presentes o vice-prefeito Luciano Ribeiro, um dos filhos da  professora Leda, Paulo André Jesuino, representando a família,  Presidente da Academia Baiana de Educação, professor Astor Pessoa e vários membros daquela  Academia,  dentre outros participantes.  
O vice-presidente da Academia, Geraldo Leite, foi o primeiro a discursar, apresentando a justificativa da sua indicação para que a professora Leda Jesuino fosse convidada a integrar a Academia, na condição de Membro Correspondente. Relembrou a trajetória da educadora, escritora e poetisa, que ao lado de Isaías Alves e Thales de Azevedo, conheceu os encantos da vida acadêmica e mergulhou na Educação, na Metafísica e na Filosofia, entregando-se à vontade de servir.
Em seguida, o acadêmico Josué Mello saudou a mais nova confreira, em nome da Academia de Educação, num pronunciamento que encantou a todos pela forma poética com que descreveu a professora Leda Jesuino, a quem denominou de “a dama da Educação na Bahia”. E disse: "A senhora evidencia para nós, pelo seu viver, que é possível construir uma caminhada limpa e pura, com dignidade e ética, ser amiga e solidária, cristã, serviçal, comprometida com as causas do bem, do belo, do justo, sempre disponível aos apelos sociais e educacionais". 
O terceiro orador, o acadêmico Edivaldo Machado Boaventura, fez o seu pronunciamento, citando a importância da professora Leda Jesuino no cenário educacional da Bahia, destacando as várias instituições onde a mesma já atuou, em algumas  delas na condição de fundadora,  as missões realizadas, as experiências acumuladas (a sabedoria),  os livros publicados, a poesia, a crônica, dizendo tratar-se de uma educadora que integra a série de mulheres líderes da educação na Bahia e que permanece ávida na busca do conhecimento, na busca do saber e na busca de Deus. 
Finalmente, a professora Leda Jesuino inicia o seu discurso, dizendo sentir-se comprometida emocionalmente diante das palavras proferidas pelos ilustres oradores, onde, a seu ver, predominou a afetividade,  agradecendo a cada um deles.  Disse ainda sentir-se honrada com as presenças, motivo que a faz mais vigorosa no momento em que precisou reunir  equilíbrio emocional para agradecer.  Palmilhou toda a sua trajetória pessoal e profissional e voltou o olhar para a educação fazendo uma viagem nas concepções e nos contextos educacionais, com análises críticas da educação brasileira no panorama moderno. 
Uma verdadeira aula, proferida por uma verdadeira educadora que permanece "lúcida na forma de entender e interpretar" e "sábia na ciência de ensinar e de gerir" e faz da educação uma missão que não tem fim, porque não aceita aposentadoria.  
Também usaram da palavra o presidente da Academia Baiana de Educação professor Astor Pessoa, saudando a presidente de honra daquela Casa e finalmente a presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, professora Anaci Paim, que agradeceu as honrosas presenças, enaltecendo a figura da acadêmica correspondente, que vem agregar valores  à Academia de Educação. Falou ainda da satisfação para a Academia em receber, também, na condição de correspondente, os grandes educadores já eleitos, professor Astor Pessoa, professora Zilma Parente de Barros  (relatora do parecer que aprovou o funcionamento da Universidade Estadual de Feira de Santana) e o ex-governador da Bahia Roberto Santos. A posse desses acadêmicos será ainda agendada. 
Fonte: Academia de Educação de Feira de Santana 

Nenhum comentário: