Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

21 anos da morte do poeta Godofredo Filho



Nesta quinta-feira, 22, 21 anos da morte do poeta feirense Godofredo Filho. Godofredo Rebello de Figueredo Filho nasceu no dia 26 de abril de 1904, em Feira de Santana. Cursou Filosofia e Arte Brasileira. Dirigiu o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Bahia-Sergipe). Lecionou na Escola Normal em Feira de Santana, na Escola de Belas Artes e Estética e na Faculdade de Filosofia da Ufba.Quando faleceu era dono da cadeira nº 19 da Academia de Letras da Bahia.
Godofredo Filho foi representante do Brasil na Unesco, sediada em Paris. Foi membro da delegação brasileira no II Congresso de Cooperação Intelectual em Santander, na Espanha. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, do Instituto de Geografia da Bahia. Foi dirigente da ala de Letras e Artes do Centro de Estudos Baianos, do Conselho de Assistência ao Plano de Urbanismo da cidade de Salvador, do Instituto de Filosofia e da União Baiana de Escritores.
Ele foi condecorado com a Medalha de Olavo Bilac, do Exército e da Ordem do Mérito da Bahia. Foi membro da Academia de Letras da Bahia.
Suas obras:
Poesias:
"Poema de Feira de Santana" (1926; "Poemas de Ouro Preto" (1932); "Poema das Rosas" (1952); "Sonetos e Canções" (1954); "Lamento de Rendição de Enône" (1959); "Cinco Poetas" (1966); "Sete Sonetos ao Vinho" (obra prima).
Prosa:
"Seminário de Belém da Cachoeira"; "A Torre e o Castelo de Garcia D'Ávila"; "Introdução ao Estudo da Casa Baiana"; "Introdução Crítica do Navio Negreiros de Castro Alves"; "Influências Orientais na Pintura Jesuíta na Bahia"; "Pethion de Villar: Um Grande Esquecido Poeta"; "Guia Prático e Prosaico de Cachoeira"; "Fundamentos da Estética Psicológica"; "Dimensão Histórica da Visita do Imperador a Feira de Santana", "Samba Verde"; "Solilóquio"; "Auto da Graça e Glória da Bahia".
Sua obra foi reunida no livro "Irmã Poesia", pela Fundação Cultural da Bahia.
Faleceu, no dia 22 de agosto de 1992. Seus restos mortais foram trasladados para o Cemitério Piedade, em Feira de Santana.
Biografia extraída de: http://www.academiadeeducacao.org.br

Nenhum comentário: