Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 30 de julho de 2013

Museu Casa do Sertão expõe fotopinturas




Harmonizar e embelezar uma imagem. Colorir a foto em preto e branco. Alterar o cenário e acrescentar elementos. Tudo isso faz parte da técnica de fotopintura, que se popularizou no Brasil, especialmente no Nordeste, durante o século XX. Este método artístico pode ser conferido na exposição "Retrato Pintado: Retoques na Memória”, apresentada pelo Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A exposição reúne 50 fotopinturas, produzidas a partir da década de 20, pertencentes a acervos de famílias de várias localidades como Tanquinho, Riachão de Jacuípe, Santo Amaro, Feira de Santana, Cruz das Almas, Crato-CE e São Paulo. Além delas, também estão expostos os retratos originais e exemplares produzidos a partir do uso de programas digitais de computação, nova tendência conhecida como fotopintura contemporânea.
Os retratos pintados trazem uma série de peculiaridades que podem ser conferidas na exposição. Destaque para o uso de cores fortes, a rigidez da pose e dos semblantes, o padrão de representação (nas fotos de casal, a mulher sempre é colocada à frente do homem) e a junção (pessoas que nunca se encontraram são pintadas lado a lado).
A exposição está aberta à visitação, de segunda-feira a sexta-feira, das 8horas às 11h30 e das 14 horas às 17h30. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (75) 3161-8099, ou através dos seguintes e-mails: agendamentomuseucasadosertao@gmail.commuseucasadosertao@gmail.com
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Uefs)

Nenhum comentário: