Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conheça documentário "Sertão: Paisagem Universal"




Eduardo Vasconcelos grava Ísis Moraes entrevistando Juraci Dórea
Foto: Facebook

Na Tv Olhos d’Água, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), exibição de  "Sertão: Paisagem Universal", documentário com direção eprodução de Ísis Moraes, tendo como cinegrafistas Eduardo Vasconcelos e Jorge Menezes, edição de André Lima Santana,com participação de Juraci Dórea, Antonio Brasileiro, Clovis F Ramaiana Moraes Oliveira, Roberval Pereyr, Gemicrê Nascimento e Cesar Oliveira.
No início dos anos 1980, o artista plástico feirense Juraci Dórea começou a percorrer o interior da Bahia, fincando suas esculturas de couro na paisagem seca das terras mais longínquas e colorindo os casebres de taipa do sertão com seus murais e telas. Nascia o Projeto Terra e junto com ele uma reelaboração plástica do universo sertanejo. É, pois, o sertão, com toda sua magia e misticismo, aridez e sofrimento, lutas, guerras, romances, histórias, personagens lendários e o colorido dos festejos populares, que povoa o imaginário do artista, constituindo-se como matéria e essência de sua obra. 
Ao longo das últimas três décadas, Juraci Dórea encravou suas estacas e couros nos confins de muitas terras de "gravetos estalados em lanças" (como descreve, em um poema, a paisagem sertaneja) e em sua terra natal. Mas não só nos arredores, no meio do mato, perfeitamente integradas à natureza e às suas gentes; também na zona urbana, nos meios "letrados". Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, o artista montou no campus da instituição duas esculturas. A primeira, em 2007. A segunda, em junho de 2013. E da execução dessa segunda montagem, integralmente registrada pela TV Olhos d’Água, foi que nasceu o curta-documentário que de pode assistir.
Clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=LYjTE_72XBU

Um comentário:

Ísis Moraes disse...

Obrigada pela Divulgação, Dimas!