Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Anima Mundi chega à 21ª edição com nova sede no Rio de Janeiro



"O Blog Demais é nosso convidado - favor confirmar sua presença por e-mail - para a cabine do Anima Mundi 2013, com uma seleção de curtas da 21ª edição do festival. Após a projeção, Cesar Coelho, diretor do evento, estará disponível para entrevistas".
A cabine será na terça-feira, 30, às 10 horas, no Cine Olido (Av. São João, 473, São Paulo-SP).

O Anima Mundi chega à 21ª edição com nova sede no Rio de Janeiro. O Festival ocupa a Fundição Progresso com a exibição de 510 filmes, palestras, workshops e as tradicionais oficinas de animação
Rio de Janeiro, de 2 a 11 de agosto – Fundição Progresso, Cine Odeon e Oi Futuro
São Paulo,de 14 a 18 de agosto – Espaço Itaú de Cinema e Cine Olido
Fotos e grades de programação: www.factoriacomunicacao.com
Em 1993, os diretores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães desafiaram o panorama negativo do cinema de animação brasileiro da época - com a produção nacional reduzida a quase nada e a total falta de incentivos na área - e criaram o Anima Mundi, uma pequena mostra de animação, restrita a uma sala de cinema com pouco mais de noventa lugares. 
Vinte edições se passaram e o festival hoje é o segundo maior do mundo, com público médio de 100 mil pessoas e mais de 400 filmes por edição, concorridos bate-papos com animadores de todo o mundo e a imensa procura pelas oficinas gratuitas de animação para crianças e adultos.
Para dar vazão à imensa e crescente demanda, o festival passa a ocupar uma nova sede no Rio: a Fundição Progresso, um dos centros culturais mais ativos da Lapa, que terá sua estrutura adaptada para comportar um cinema com 800 lugares e outras duas salas de projeção para receber as mostras e os encontros com alguns dos mais renomados profissionais da área, nas sessões do Papo Animado, nas Master Classes e nas mesas do Anima Forum.
Durante o período do evento, de 2 a 11 de agosto, os quase sete mil metros quadrados do local contarão ainda com um grande espaço de convivência, onde ficarão as oficinas – que vão dobrar de tamanho – de técnicas como stop-motion (massinha), desenho animado (2D), zootrópio, pixilation e areia, além de uma Praça de Alimentação. O animador argentino Juan Pablo Zaramella idealizou toda a identidade visual desta edição e, com base em sua criação, o cenógrafo Sergio Marimba elaborou o projeto cenográfico para a Fundição. O vizinho Cine Odeon também vai exibir parte da programação e o Oi Futuro vai oferecer oficinas e filmes em seus centros culturais, em Ipanema e no Flamengo.
Em São Paulo, o festival ocupa o Espaço Itaú de Cinema e o Cine Olido de 14 a 18 de agosto. A cidade receberá todos os filmes do evento e também Papos Animados e as Master Classes.
A realização do festival e a manutenção de toda a sua ampla programação gratuita é possível graças ao patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Petrobras, da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro, e do Governo do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro da Secretaria de Estado de Cultura.
Um giro pelo mundo através da animação: 
53 países e mais de 500 curtas e 13 longas
Como já virou hábito, os quatro diretores do festival tiveram bastante trabalho ao assistir os cerca de 1300 filmes enviados para a seleção deste ano. Depois de muitos debates, chegaram à lista de selecionados, que inclui 510 obras de 53 países. O Brasil lidera com 106 produções, seguido por França (80), Alemanha (30), Estados Unidos (30), Reino Unido (28) e Canadá (22). É também a chance de conferir exemplares da animação de países como Rússia, Japão, Dinamarca, Croácia, Cuba, Irã, Uruguai, Ucrânia, África do Sul, Chile e os estreantes Moldávia e Líbano.
O ano marca ainda o recorde de longas em uma única edição do festival, com 13 títulos que se dividem entre as mostras Competitiva, Competitiva Infantil e Panorama. Entre eles, estão o franco-belga "Approved For Adoption", de Laurent Boileau e Jung, o sul-coreano "The King of Pigs", de Yeon Sang-ho, o argentino "Anima Buenos Aires", selecionado para o festival de Annecy, e o brasileiro "Luz, Anima, Ação!", de Eduardo Calvet, sobre a trajetória da animação no Brasil.
Recente marco nesta história, "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi, também será apresentado no festival, comemorando o prêmio de Melhor Filme no último Festival de Annecy (França), o maior do setor. No ano passado, Bolognesi já tinha apresentado alguns trechos do longa em uma das mesas-redondas do Anima Forum.
Convidados especiais
O intercâmbio cultural continua com a já aguardada vinda de importantes nomes do mundo da animação para o festival. Eles participam dos Papos Animados (encontro com o público em um misto de palestra e bate-papo) e do Anima Forum, importante fórum de pensamento e análise do mercado, onde também acontecem as Master Classes, voltadas para o público profissional.
Entre as convidados que vem para animar a 21ª edição do Anima Mundi, estão as animadoras canadenses Wendy Tilby e Amanda Forbis - que concorreram ao Oscar em 2012 pelo curta "Wild Life" -, o irlandês David O'Reilly, dono de uma obra conhecida por uma irônica crítica à contemporaneidade, e o artista conceitual e  ilustrador americano Andrew Probert, responsável pela criação de designs para longas como "De Volta Para o Futuro" e "Jornada nas Estrelas".
Completam o time a portuguesa Regina Pessoa (de "História Trágica Com Final Feliz", sucesso no 14º Anima Mundi) e o americano Chris Wedge, um dos criadores da Blue Sky e vencedor do Oscar em 1999 pelo curta "Bunny", além de assinar a direção de filmes como "A Era do Gelo". Fazendo o caminho inverso, o brasileiro Ennio Torresan vem falar de seu trabalho nos estúdios da DreamWorks, onde participou da criação de "Madagascar" e "Kung Fu Panda". Ennio, Regina e Probert também estão escalados para participar do Anima Forum.
(Com informações de Canivello / Factoria Comunicação)

Nenhum comentário: