Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 25 de junho de 2013

Concreto e tijolos aparentes são sinônimos de charme e personalidade na decoração



Conhecido pela versatilidade, o concreto aparente deixou de ser visto como coadjuvante e conquistou seu espaço dentro e fora dos lares. Deixá-lo à vista garante elegância a qualquer ambiente.  O detalhe em tom de cinza pode ser usado em diversas possibilidades como colunas, lajes, forros e até mesmo em paredes inteiras; sozinho ou agregado a outros materiais como madeira, vidro e tijolo, dando vida e estilo ao ambiente em que está inserido.
O uso do concreto aparente expõe uma estrutura nua e crua, mas também dá uma sensação de despojamento ao ambiente. Não há restrição para o uso do concreto aparente, que pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Ele pode ser utilizado como sistema construtivo de uma edificação ou simplesmente como um detalhe na decoração. Além disso, ele se integra em qualquer tipo de ambiente, seja ele moderno, rústico ou contemporâneo.
Quando o assunto é a parede, vale apostar no concreto em todos os ambientes da casa, até mesmo em fachadas. Durante a aplicação, é possível definir a textura, que pode ser mais rudimentar ou lisa.  Para quem decidiu apostar no material depois que as paredes da casa estiverem prontas, é possível aplicá-lo com painéis de fechamento ou peças pré-moldadas.
O concreto também se harmoniza facilmente com outros revestimentos, como papel de parede, espelhos, madeiras, pedras, aço, ladrilhos hidráulicos e qualquer outro material, seja sofisticado ou rústico. Outra vantagem indiscutível é a economia, uma vez que o material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço, reboco ou revestimentos.
Na Casa Cor Goiás 2013, que está sendo realizada na Rua 15 com a Rua T-55, no Setor Marista, esta tendência pode ser vista em vários ambientes. No Escritório, por exemplo, a arquiteta Anna Paula Melo empregou o concreto em praticamente todo o espaço: uma parede com textura lisa harmoniza perfeitamente com outra parede onde o concreto aparece de forma rudimentar. O ar despojado é complementado pelo reboco presente nos pilares e por uma charmosa parede de tijolos maciços de barro.
Na sofisticada Sala de Jantar do designer Genésio Maranhão, o concreto aparece no teto, que recebeu acabamento à semelhança de cimento queimado. A rusticidade do teto é um contraponto ao restante do espaço, que exibe uma grande mesa em laca vermelha, luminárias de cristal, cortinas em seda pura e um charmoso jardim de inverno. Já no espaço Estar, projetado pela arquiteta Priscila Rassi, o concreto surge diferente na parede de chapisco branca, um complemento elegante ao restante do ambiente, que privilegia a sofisticação
Pitada de história - O tijolo maciço de barro acompanha a história da arquitetura na construção no mundo e já foi o grande protagonista das construções no Brasil. Após perderem espaço para os blocos de tijolo convencionais, os tijolos de barro estão sendo resgatados na decoração, tornando-se tendência e uma excelente alternativa para aqueles que gostam de fugir do óbvio. Versátil, o material pode desde as decorações rústicas até as mais sofisticadas. São várias as opções disponíveis no mercado: maciços, reutilizados, de demolição, avermelhados e queimados, dentre outras.
Além de seu charme e textura únicos, os tijolos de barro possuem outras vantagens, como a resistência e durabilidade; o conforto acústico; a versatilidade dos blocos que podem ser usados como estrutura e acabamento; e a atemporalidade, pois nunca saem de moda. O uso do tijolo aparente em paredes de ambiente internos proporciona também um equilíbrio natural da temperatura. Este equilíbrio é percebido em todas as estações, conservando muito mais a temperatura devido a espessura e compactação da parede e tijolo maciço. 
Na Casa Cor Goiás 2013, além do Escritório, a Cozinha exibe uma parede de tijolos em tonalidades que vão do creme ao cinza, complementando a ambiência descontraída proposta pelas arquitetas Larissa Maffra e Marina Bastos. Já no Espaço Sebrae, projetado pela arquiteta Kellen Mendonça, a parede de tijolos de demolição dá ainda mais personalidade ao ambiente, que une os conceitos moderno e retrô. 
(Com informações das jornalistas Doris Costa, Iara Lourenço e Taysa Lara, da Assessoria de Imprensa da Casa Cor Goias 2013)

Nenhum comentário: