Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O que se vê não é o que aparenta ser


"Em Transe" (Trance), de Danny Boyle, visto na noite desta sexta-feira, 3, no Orient Cineplace - na sessão, apenas sete pagantes -, é um filme complexo e confuso. Mas um filme para o deleite de quem gosta de cinema, mesmo com a violência desnecessária, própria dos dias atuais. A confusão já a partir de quem é o(a) protagonista. Simon (James McAvoy), o funcionário de uma casa de leilões de obras de arte e viciado em jogo; Frank (Vincent Cassel), como um criminoso chefe de gangue; ou Elizabeth (Rosário Dawson), psicóloga especialista em hipnose? A imagem do pôster (Foto 1: Divulgação) do filme coloca a personagem feminina em primeiro plano.
 
Durante um leilão, o quadro "Bruxas no Ar" (Foto 2: Divulgação), do pintor espanhol Goya (30.03.1746-15.12.1675) é roubado mas algo sai errado e Simon é ferido na cabeça e exclui de sua mente o local onde guardou a obra de arte roubada. A solução para encontrá-la são sessões de hipnose.
Mesmo com a trama confusa, com reviravoltas alucinantes do roteiro, o the end mostra que tudo faz sentido. Afinal, cinema é ilusão e a plateia é enganada em todo o tempo. O que se vê não é o que aparenta ser.
Além de Goya - o quadro "A Maja Desnuda" também é destacado no filme, até com Elizabeth nua -, outros grandes pintores são referenciados: os neerlandeses Rembrandt (com o quadro "Tempestade no Mar da Galileia") e Van Gogh, o holandês Vermeer, os franceses Manet e Cézanne, e o italiano Modigliani. 

Nenhum comentário: