Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 21 de maio de 2013

Encontrado primeiro filme de Olney São Paulo




Dado como desaparecido, "Um Crime na Rua", primeiro filme realizado por Olney São Paulo, em 1955, foi encontrado por Henrique Dantas - autor de "Ser Tão Cinzento" - durante pesquisa sobre o cineasta baiano. Olney dirigiu oito curtas-metragens, três médias, três longas, foi produtor executivo de quatro filmes, assistente de direção de outros três e ainda atuou como co-produtor e continuísta.
Com 19 anos junto com o fotógrafo Elydio Azevedo, Olney realizou o curta-metragem, com dez minutos de duração, mudo. No filme, além do roteiro e direção, ele atuou como ator, ao lado de Edson Campos, Fernando Ramos, Vera Campos e Miriam Arruda. Com uma filmadora Kodak 16mm antiga e coletando dinheiro entre os amigos, ele comprou os negativos. Filmou o roteiro em sequência linear, efetuando os cortes com as paradas na própria câmera, já que não dispunha de moviola.
O filme foi exibido em clubes de Feira de Santana e outras cidades do interior da Bahia, acompanhando espetáculos teatrais que o próprio Olney organizava, pela Associação Cultural Filinto Bastos. Na época, Olney criou a Sociedade Cultural e Artística de Feira de Santana (Scafs). 
O filme estava desaparecido há 35 anos. Em Feira de Santana, a última exibição, de fragmentos da obra, foi durante homenagem in memoriam no ano de sua morte, 1978, pela então Secretaria de Turismo (Setur), governo de Colbert Martins, no auditório da Biblioteca Municipal Arnold Silva (Foto: Blog Demais).
A primeira exibição de “Um Crime na Rua” depois de achado foi no programa Cine Futuro, em Salvador, em 14 de novembro de 2012.

Um comentário:

Dilma Carvalho disse...

PARABÉNS AOS CINÉFILoS POR ESSA OBRA RARA. CONHECI MIRIAM ARRUDA( CANTORA DA RÁDIO SOCIEDADE) eu era menina e ficava babando por ela. FERNAMDO RAMOS TB CONHECI MUITO."