Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia do Artista Plástico e oito nomes de Feira de Santana





“Flagelo de Lucas da Feira”. Acrílico sobre tela, 240 x 150. 1987, acervo do Museu Regional de Arte – que está fechado
Foto: Reprodução

Oito de maio é o Dia do Artista Plástico. A data remete a José Ferraz de Almeida Júnior, natural de Itu, São Paulo, que nasceu nesta data em 1850. Pintor e desenhista brasileiro, Almeida Júnior começou a pintar em sua cidade natal quando ainda era muito novo. Ajudado pelo padre da cidade, partiu para o Rio de Janeiro onde estudou na Academia Imperial de Belas Artes e foi aluno de Victor Meirelles e Pedro Américo.
A grande oportunidade do pintor surgiu quando D. Pedro II, viajando pelo interior de São Paulo, viu alguns de seus quadros e, impressionado com eles, custeou uma viagem do pintor à Europa. Em 1876, Almeida Júni or embarca para a França. Em Paris, onde fixa residência, matricula-se na École National Supérieure dos Beaux-Arts.
De volta ao Brasil em 1882, Almeida Júnior procurava retratar a paisagem e as personagens brasileiras. Influenciado pelos acadêmicos, pintava temas bíblicos e históricos. Pouco a pouco, porém, a pintura foi m udando. De um quadro enfatuado e pomposo, começou a pintar seus conterrâneos: um caipira picando fumo ou um violeiro tocando sua viola em uma janela. Foi assim que conquistou o Brasil com sua arte.
Para comemorar o Dia do Artista Plástico em Feira de Santana, o Blog Demais destaca oito nomes das artes plásticas: Carlo Barbosa, César Romero, Eduardo Carvalho, Gil Mário, Leonice Barbosa, Juraci Dórea, Pedro Roberto e Raimundo de Oliveira. A ordem é alfabética.




Nenhum comentário: