Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 8 de dezembro de 2012

"Grave e preocupante evasão que vem ocorrendo nas Forças Armadas"



Discurso do deputado federal Jair Bolsonaro (PP) em 1º de novembro de 2012:
"A história diz que todos os países que deram as costas para as suas Forças Armadas, simplesmente, deixaram de existir ou existem, como alguns países da África, apenas vegetando.
Há cinco anos venho denunciando um caso na tribuna da Câmara que tem a ver com a evasão de policiais e praças das Forças Armadas. Por duas vezes, por ocasião de entrega de espada em Resende, eu entreguei o relatório daquela época ao então presidente Lula.
Eu creio que, se esse documento chegar às mãos da presidente Dilma Rousseff, ela apenas irá sorrir e irá falar que estamos no caminho certo, porque o nosso objetivo é realmente desgastar as Forças Armadas.
Mas, olha só, até outubro agora, nos dez primeiros meses deste ano, o número de evasões de oficiais das Forças Armadas bateu o número inacreditável de 203. Duzentos e três capitães e tenentes, no corrente ano, foram demitidos das Forças Armadas, a maioria por concurso público. Esse número é maior do que o que será formado este ano na Academia das Forças Aéreas; é maior do que o que será formado este ano na Escola Naval; e equivale à metade do que será formado este ano pela Academia Militar das Agulhas Negras.
Se 203 saíram, com toda certeza, temos um universo muito grande entre esses jovens tenentes e capitães que prestaram concurso e não lograram êxito. Então, está mais do que patente que a carreira deixou de ser atrativa. Tanto é que, se fosse verdade, teríamos filhos de parlamentares cadetes, e não temos, filhos de empresários, de grandes comerciantes, de ministros, de governadores, e não temos. É uma carreira completamente abandonada à própria sorte. Eu não sei até como os comandantes estão conseguindo administrar essa tamanha insatisfação.
Por que eu digo isso? Porque, de vez em quando, nas conversas que temos, eles se reportam à Medida Provisória nº 2.215, que trata da nossa remuneração e que, agora, em dezembro, completa 12 anos sem que tenha sido votada. E nós chegamos a tal ponto, por essa MP não ser votada, que mesmo aquele militar que porventura queira recorrer à Justiça contra uma perda ou algo que ache injusto, o juiz simplesmente não se decide, porque é uma medida provisória.
Os agentes da Polícia Federal fizeram uma greve de poucas semanas e, pelo que sei, negociaram com o Governo a equiparação da carreira típica de Estado com a de nível superior, o que é bastante justo. Hoje em dia, na Ancine, por exemplo, o salário de início de carreira são 13 mil reais, um agente da Polícia Federal está recebendo 7.500 mil reais.
Ora, um garoto que se forma agora, dia primeiro de dezembro, em Resende, receberá, bruto, 6.400 mil reais. Por mais patriota que seja, daqui a pouco ele terá uma família, e, em que pese, eles serem muito bem formados nas academias militares - inclusive, em Resende, uma grande parte sai com curso de paraquedista ou de guerra na selva -, vivendo num país capitalista, fala mais alto sua situação familiar.
E, quando a presidente anuncia um aumento de 30% em três anos, ela sinaliza para a tropa que vamos continuar nesse estado e não dá motivação alguma, sobrando, como único caminho, a evasão. Essa evasão tem que ser contida, não com medidas drásticas, mas com medidas de reconhecimento do papel das Forças Armadas, o que, infelizmente, neste Governo do PT, não estamos tendo."
Fonte: Câmara Federal

4 comentários:

Reformado disse...

Extraído do boletim informativo remetido pelo Deputado BOLSONARO, demonstra a Grave e Preocupante Evasão que vem ocorrendo nas Forças Armadas, fruto principalmente dos baixos salários que vem sendo imposto a nós, militares, diferentemente das demais funções de Estado, onde o Governo vem criando inúmeros Ministérios sem a menor necessidade e nenhuma explicação plausível, a não ser apenas como meio político de satisfazer suas necessidades de nomear e atender aos reclamos dos partidos da base aliada, nomeando funcionários sem concursos, apenas por apadrinhamento político, muitos despreparados e quase todos nomeados sem concursos e de maneira distorcida, utilizando alguns comprovadamente de falsificações em seus diplomas universitários e de modo ante ético, contribuindo para uma distorção salarial inimaginável e injusta.
Deste modo perdem as Forças Armadas uma quantidade de jovens bem preparados e numa faixa de antiguidade adequada a desenvolverem um trabalho profícuo para a Classe Militar, quando dariam o retorno esperado por suas adequadas formações.
O Ministério da Defesa, que defende a tudo e a todos, menos as nossas Forças Armadas, nada faz para que este quadro prejudicial a Classe Militar se reverta. Fazem ouvidos de mouco em nossas defesas.
Para que os amigos tomem ciência, no período de 2008 até a data de hoje, deixaram o Serviço Ativo das FFAAs, segundo o informativo em anexo, jovens oficiais em seu início de carreira no montante de:
MARINHA = 307 CAPITÃES TENENTES E TENENTES;
EXÉRCITO = 447 CAPITÃES E TENENTES;
FORÇA AÉREA = 213 CAPITÃES E TENENTES;
TOTALIZANDO: 967 OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS E SUBALTERNOS, CUJAS FORMAÇÕES DURARAM QUATRO ANOS DE ESTUDOS PUXADOS E EFETIVOS, EM REGIME DE INTERNATO E UM TREINAMENTO EXTENUANTE, A UM CUSTO EXTREMAMENTE ELEVADO PARA A NAÇÃO BRASILEIRA.
VERDADE SE DIGA QUE A NAÇÃO NÃO PERDEU, ATÉ PORQUE ESTES JOVENS, BEM PREPARADOS, BUSCARÃO NOVOS EMPREGOS E OCUPAÇÕES NO MEIO CIVIL MAS PARA AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS REPRESENTOU UMA PERDA INESTIMÁVEL PARA A OPEROSIDADE EFICIENTE DAS FORÇAS SINGULARES.
POR ACASO ALGUMA AUTORIDADE ESTÁ PREOCUPADA REALMENTE COM ESTE FATO? ESTA SITUAÇÃO JÁ FOI LEVADA AO CONHECIMENTOS DO CONGRESSO, POR CERTO QUE SIM, PELO MENOS PELO EMINENTE DEPUTADO BOLSONARO, QUE POR DIVERSAS VEZES FEZ CONTUNDENTES DISCURSOS REALÇANDO AS NECESSIDADES DAS FORÇAS.
O QUE VEMOS POR CERTO É QUE NOSSOS CONGRESSISTAS ESTÃO MAIS PREOCUPADOS COM SEUS GANHOS E DISTORÇÕES SALARIAIS BEM A MAIS DO QUE O MÁXIMO PERMITIDO EM LEI. QUE DIGA O PROCESSO PENAL 470, POPULARMENTE CONHECIDO POR MENSALÃO, JULGADO RECENTEMENTE NO SUPREMO, COMO SENDO UM DOS MAIORES ABSURDOS EM NOSSA VIDA REPUBLICANA, ONDE UM BANDO DE CONGRESSISTAS, DIGO BANDO EM SEU REAL SIGNIFICADO DO VERNÁCULO. ELES SE VENDERAM AO PARTIDO GOVERNAMENTAL PARA LHE DAR A SUSTENTAÇÃO POLÍTICA E A CHAMADA GOVERNABILIDADE, SEGUNDO CONSTA DESVIARAM CERCA DE 350 MILHÕES E AINDA TEM GENTE NO BRASIL COM PENINHA DESTES MONSTROS. SE ESTE FATO OCORRESSE NUM PAÍS COMUNISTA OU NUMA CERTA ILHA DO CARIBE, POR CERTO SERIAM LEVADOS AO PAREDÃO E CONDENADOS A PENA DE MORTE, SEM QUE TIVESSEM DIREITO A DEFESA.


Mariana disse...

Não tinha pensado nisto, mas deve ser mesmo preocupante, prá nós que queremos a ordem estabelecida.

Jakeline Dias disse...

A maior parte do problema dos militares, vem dos próprios comandantes pois, sendo incensíveis e de forma abusiva, procuram segurar ao máximo sua tropa dentro dos quarteis, não dando chance alguma para que se tenha empregos paralelos, se a PF, PRF e PM de brasília ganham salários justos, deva-se a luta dos verdadeiros líderes que lá existem, diferente dos Chefes militares que brincam com a vida dos seus subordinados, se voçês não sabem por exemplo, o Tal do Toquinho da Maldade ao assumir o comando da 1º DE, logo de início, mandou que fosse feito um levantamento para apurar quais os praças possuiam estabelecimentos comercial, e logo em seguida aqueles que possuiam, tinham duas escolhas ou vendiam o estabelecimento ou saiam do EB, caso contrario seriam transferidos para locais bem longe de suas famílias, ou seja o problema dos militares esta na péssima chefia dos generalecoss.

Anônimo disse...

Perdi 14 (quatorze) longos anos da minha vida como sargento de carreira e pelo que vi sugiro qual será a solução: extinguir os praças de carreira.
Dessa forma poder-se-ia aumentar os vencimentos dos oficiais, despesas com previdência e saúde seriam drasticamente reduzidas e o tão defendido status quo seria mantido. Simples, apropriado e, como sempre, bastante oportuno.