Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 24 de novembro de 2012

Estevam Moura e Tertuliano Santos lembrados e reverenciados


Nos dois primeiros dias do II Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, realização da Fundação Senhor dos Passos, três das cinco filarmônicas que se apresentaram entre quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, executaram peças de dois maestros feirenses, Tertuliano Santos (27.04.1898-10.08.1968) e Estevam Moura (03.08.1907-1951).
A Filarmônica da Ufba tocou o dobrado "Verde e Branco", de Estevam Moura e a fantasia "Ibutirama", de Tertuliano Santos; a Lyra Ceciliana, de Cachoeira, tocou a marcha "Constelação", de Estevam Moura e os dobrados "José Rocha" e "Tusca", do mesmo autor, além da marcha "Romilda Costa", de Tetuliano Santos. A 25 de Dezembro, de Serrinha, também executou a marcha "Constelação", de Estevam Moura, com o maestro Geraldo Deusimar de França fazendo homenagem ao autor considerado feirense - nasceu em Santo Estevão.
 
                                                       Tertuliano Santos

Tertuliano Ferreira Santos iniciou sua carreira musical aos 13 anos, como pistonista da Sociedade Filarmônica Vitória. Aos 18 anos passou a reger a banda, onde ficou por 40 anos. Depois, passou a reger a Filarmônica 25 de Março, onde permaneceu mais 12 anos.
Dedicado intensamente à composição musical, deixou centenas de músicas, como fantasias, dobrados, valsas, missas, novenas, marchas fúnebres, sambas e marchas carnavalescas, peças para banda de música, músicas sacras, boleros, suítes. Merecem especial destaque "Ibutirama", "Céu Azul", "Núpcias", "Mater Dolorosa", "Lícia Maria".
Ele também teve a iniciativa de criar o primeiro jazz de Feira de Santana, o Tangará, que sob a sua direção fez sucesso na época, com apresentações no Cine Santana. Tertuliano Santos foi ainda orientador de Georgina Erisman no início de sua carreira como compositora. Morreu aos 70 anos.


 

                                                         Estevam Moura 

Estevam Pedreira de Moura iniciou sua carreira na Filarmônica 26 de dezembro que estava em formação em Santo Estevão e da qual ele foi regente. Sua primeira obra foi o dobrado "Alício Cerqueira". Aos 18 anos, ele transferiu-se para Bonfim de Feira, para reger a Filarmônica Minerva. Também foi regente da banda de Afonso Pena, hoje Conceição do Almeida, e da Filarmônica 25 de março. Foi professor de Música e Canto Orfeônico no Colégio Santanópolis
O dobrado "Tusca", sua mais complexa e elaborada composição, foi dedicado ao seu filho, que tinha este apelido. Durante o Movimento Modernista, Estevam trocou cartas com o compositor Heitor Villa-Lobos. Morreu aos 43 anos.

Nenhum comentário: