Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O que é confiança

A propósito do momento repetição deste texto:
No dicionário é segurança íntima de procedimento. Boa fama. Segurança e bom conceito que inspiram as pessoas de probidade, talento e discrição. Esperança firme. Depositar confiança em alguém é crer na honradez e discrição deste alguém. Confiança é derivada de uma palavra do escandinavo antigo, "traustr", que significa "forte". Tem a mesma raiz da palavra "verdade". Confia-se em uma pessoa em que se acredita que seja forte e verdadeira. Na Bíblia, em Salmos, capítulo 40, versículo 4, está contido: "Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. O poeta romano Quinto Horácio Flaco (65 a.C-8 a.C) disse: "Quem tem confiança em si próprio comanda os outros", máxima que também em textos judaicos. "Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros", disse o pensador chinês Confúcio (551 a.C-479 a.C).
Assim, confiança é o sentimento de segurança quanto à probidade de conduta de alguém, que é respeitado - e o respeito é recíproco. A confiança é uma coisa que se tem naturalmente. A confiança é essencial ao bom relacionamento, principalmente na política. É um valor que nem todos têm e que pode levar muito tempo para ser construído. Já se disse que confiança não é algo de posse. Trata-se de uma ponte entre duas ou mais pessoas construída nos pilares da sinceridade. A confiança começa na autoconfiança. Quem não confia em si mesmo, como pode confiar em outra pessoa? Como disse o pensador francês La Rochefoucauld (1613-1680): "A confiança que temos em nós mesmos, reflete-se em grande parte, na confiança que temos nos outros". Em quem você confia? Naqueles que merecem? Naqueles que você tem carinho? Naqueles que te conquistam? Naqueles que te lideram? Confiança é construída com exemplo, respeito e tempo.

Nenhum comentário: