Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 13 de outubro de 2012

Criminoso não tem idade


Por Gercy Joaquim Camêlo 

Diante da onda assustadora de violência social, principalmente envolvendo jovens com menos de 18 anos, discute-se no Brasil a redução da maior idade penal para fins de punir, criminalmente, o hoje menor de 18 anos que comete crime. Com todo o respeito aos que são contra a redução da idade para fins de aplicação da lei penal, data vênia, para mim, criminoso não tem idade, todos devem ser responsabilizados, conforme a lei, independente da idade que tenham. O que deveria ser observado, na minha modesta opinião, é o modelo carcerário existente, separando os presos por idade e pelo grau de periculosidade. O bandido de hoje, ao ser preso e conduzido à cadeia, na maioria das vezes, vai rindo, fazendo careta e debochando da justiça. Tudo pela certeza de que não ficará na cadeia por muito tempo, isto é, se pelo menos conseguir entrar.
O povo brasileiro, especialmente a juventude, maior vítima dos bandidos, precisa acordar, abrir os olhos, constatar a gravidade do problema e tomar atitudes duras e urgentes contra as autoridades que não agem e pela mudança imediata do arcaico Código Penal Brasileiro. A sociedade já sabe que existe um grupo de juristas estudando o assunto. Entretanto, não tenho visto os segmentos sociais e os órgãos que cuidam da segurança pública serem convidados à opinarem sobre a matéria. Será que a opinião das vítimas e dos profissionais da área não contribuem? Vale lembrar que toda lei elaborada de cima para baixo não pega e nem atende as reais necessidades do povo.
É importante lembrar que, enquanto as autoridades perdem tempo enxugando gelo, os criminosos se aproveitam para se organizarem, ganharem terreno e praticarem os mais violentos e hediondos crimes, além de confinarem a família brasileira às suas respectivas residências. Todavia, não podemos esquecer que os brasileiros (criminosos) que se encontram encarcerados, por haverem cometido crimes, mais de 70% foram antes vítimas da mesma sociedade que os puniu. Se alguém tiver dúvidas, sugiro que visite o sistema prisional, ou dê uma volta pela cidade, e verifique quantas pessoas de todas as idades vivem excluídas da sociedade, e entregue à própria sorte, sem que ninguém se preocupe com elas.
* Gercy Joaquim Camêlo é coronel PM em Roraima e governador do Distrito 4530 de Rotary International

Nenhum comentário: