Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como o candidato deve se preparar para debate na televisão


1. Debater é uma arte antiga, onde as partes opostas põem à prova a solidez de suas ideias, sua habilidade para expô-las com eloquência, convicção e paixão, e sua destreza para defender e rebater argumentos. Numa época de meios de comunicação de massa, a substância e o conteúdo dos debates não são tudo. Também importa como o candidato se projeta e muitas vezes é uma imagem a que fica gravada na mente do eleitor e que pode ter muita influencia no resultado eleitoral.
2. Guia para uma boa apresentação em debate. a) Ficar erguido, nunca curvar-se; b) Não olhar para baixo; c) Não cruzar os braços; d) Não colocar as mãos nos bolsos; e) Não cruzar as pernas ao sentar-se; f) Não acercar-se ao oponente nem tocá-lo; g) Não suspirar; h) Não olhar seu relógio.
3. Devem falar em frases sucintas e não podem divagar, não só porque são televisados, mas pelas mesmas regras do debate. Importante incluir nas regras do debate a temperatura do recinto, a iluminação, a altura dos pódios, a posição do copo d’'gua, e dos apontamentos que leva. Com isso nenhum elemento inesperado distrai o candidato que se sente perfeitamente cômodo e familiarizado na noite do debate.
4. Realizar debate simulado com seus assessores para testar seu desempenho. 90% do que se vai dizer num debate já está escrito. O pior que pode fazer um candidato é se afastar do roteiro. Aí é que se mete em problemas.
5. A aparência do candidato, a roupa que usa, seus movimentos, seus gestos, tudo deve estar pensado. Segundo estudos, para ganhar credibilidade, deve vestir-se ligeiramente melhor que o público a que se dirige. A postura e os gestos podem transmitir mensagens equivocadas, assim como os movimentos e os olhares.
6. Não basta usar palavras como esperança ou mudança. O eleitor quer saber o que o candidato vai fazer, quais seus planos, quais suas soluções. O formato da TV não se ajusta para isso e dessa forma deve reduzir sua mensagem a dois ou três argumentos que se possam expressar em um período curto de tempo.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Nenhum comentário: