Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Petismo no Cuca rejeita obras doadas por artistas feirenses


Nunca se ouviu falar de fato similar. A Galeria de Arte Carlo Barbosa, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está devolvendo obras que foram doadas por artistas feirenses.
Foi enviada a seguinte mensagem:
"Olá, Pedro Roberto,
A Galeria de Arte Carlo Barbosa (Cuca) está com alguns problemas no acervo, vamos passar por uma reforma e estamos devolvendo todas as obras para os artistas.
Gostaria que você me enviasse por e-mail seu atual endereço e telefone para que possamos encaminhar para sua residência a tela da série "Faces" (grafite sobre papel envelhecido) de sua autoria.
Qualquer dúvida, pode ligar para o Cuca e pedir para transferir a ligação para a Galeria: 3221-9766".
Bem, o artista plástico Pedro Roberto faleceu em 1º de janeiro de 2006 e a Galeria, o Cuca, a Uefs não tomaram conhecimento. Tanto que enviaram e-mail para um morto.
Não dá para entender a maneira petista de tratar a cultura, devolvendo obras doadas, um arrasa quarteirão. A justificativa de reforma é esfarrapada.
A obra em pauta foi doada depois que o artista, em vida, cometeu sua última exposição, no espaço, no período de 18 de dezembro de 2004 a 31 de janeiro de 2005. Outros artistas que estão recebendo de volta obras rejeitadas pelo petismo, como consta em relação: Ade Ribeiro, Célia Pires, Gabriel Ferreira, George Lima, Graça Falcão, Herivelton Figueiredo, Justino Marinho, K. Maia, Marcio Medrado, Veroka e Vivaldo Lima.
Homenagem póstuma
Lembrar que Universidade Estadual de Feira de Santana, na reitoria de José Onofre Gurjão Boavista da Cunha, através do Cuca, prestou homenagem póstuma ao artista plástico Pedro Roberto.
A então diretora do Cuca Maria Lucia Cintra, o então curador do Museu Regional de Arte artista plástico Gil Mário Menezes e a então coordenadora da Galeria de Arte Carlo Barbosa Lígia Motta definiram a entrega de uma placa, na comemoração dos 30 anos da Uefs, em 16 de maio de 2006, quando da exposição "Pós-Modernismo na Bahia", no Museu Regional de Arte. "A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), reconhece que o entusiasmo de Pedro Roberto pelo seu trabalho fez de sua carreira um sucesso. Tudo que realizou foi com paixão pelas artes plásticas. Profissional cheio de talento que avançou confiante na direção de seus sonhos, merece a homenagem póstuma pelo legado da sua obra, que permanece", diz o texto inscrito na placa.
Na oportunidade, a família de Pedro Roberto fez a doação do trabalho "Mulher Usando Estola Com Detalhes em Renda", acrílico sobre tela, 80x60, pintada em setembro de 2005, o primeiro trabalho da série iniciada antes de sua morte.

2 comentários:

José Cerqueira disse...

E Zé Neto ainda fala que vai melhorar a cultura de Feira de Santana!

Luzia Fonseca disse...

Tem até fogo amigo. Gabriel Ferreira é diretor do Centro de Cultura Amélio Amorim, arrasado pelos petistas. E vc não citou Juraci Dórea, querido dos petistas.