Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"Julgamento do mensalão do PT coloca ética e PT na agenda das eleições 2012"

Por César Maia
1.     A proporção de pessoas que, nos contatos com candidatos nas ruas, destaca o julgamento do mensalão do PT como um elemento central para decidir o seu voto já é muito grande. Essa é a percepção de vários candidatos proporcionais. O desdobramento disso pode fazer crescer a abstenção + brancos + nulos (Não Voto), mas também pode ter outros desdobramentos.
2. Um deles é o fator confiança. Se for assim, a busca será por candidatos que os eleitores conhecem e podem avaliar. Mas pode vir também o fator renovação, ajudando as caras novas. Pela rejeição apontada na recepção de panfletos, hoje é mais provável que se tenha uma agregação de "Não Voto" com "Voto de Confiança".
3. Ou seja, um volume de voto efetivo menor, mas com muito maior taxa de filtragem do eleitor que em eleições anteriores. Até o início de setembro essa será a tendência, pelas avaliações de rua que são feitas no contato com eleitores. Alguns imaginam que o tempo de decantação será rápido nos últimos 30 dias, quando o mensalão do PT sair da telinha.
4. É provável que não seja assim e que a memória se mantenha, pois após o julgamento virão os debates e análises sobre as inevitáveis condenações. A impulsão agora será tipo ficha limpa, com reverberação para que isso se aplique a muitos outros.
5. Todas as sondagens - pessoais ou eletrônicas - no Rio mostram que praticamente a metade dos eleitores acha que o PT será o mais afetado com o julgamento do mensalão. E praticamente a outra metade não sabe quem.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Nenhum comentário: