Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Inspiração que vem das calçadas


As pedras portuguesas caem bem na decoração criando belas composições não apenas no piso, mas também em paredes. Esse recurso é barato, resistente e pode ser empregado em espaços rústicos ou contemporâneos

No projeto das profissionais da VS Design, as pedras portuguesas foram usadas no piso com o intuito de integrar natureza local à construção e ainda criar um ar bucólico. Os móveis antigos de madeira recurperada e a cor das pedras ajudam a causar esse lindo efeito (Foto: Alexandre Lima)

No projeto da arquiteta Estela Netto, a pedra portuguesa forma um painel que delimita e traz aconchego ao ambiente. As lâmpadas AR 70 valorizam a textura da pedra e criam um efeito cenográfico (Foto: Daniel Mansur)

Como o nome sugere, a pedra portuguesa surgiu em Portugal, em meados do século XIX, tendo sido largamente empregada no revestimento de calçadas. Esse recurso, no entanto, também vem sendo explorado na decoração de espaços residenciais, proporcionando um belo e interessante efeito, graças ao contraste entre as pedras de cores e formatos distintos. Outras características da pedra que vêm agradando às profissionais de arquitetura e decoração dizem respeito ao bom preço, à durabilidade e à versatilidade do material, que pode criar espaços rústicos, contemporâneos ou com um toque retrô.
A instalação da pedra portuguesa, porém, requer cuidados especiais. "Deve-se instalar as pedras uma a uma de forma bem artesanal. A mão de obra deve ser especializada, além de extremamente cuidadosa e comprometida com o resultado final", alerta a arquiteta Estela Netto.
As designers de interiores da VS Design, Fabiana Visacro e Laura Santos, ensinam que "as pedras devem ser aplicadas no chão com cimento e areia, porém, em paredes a instalação pode ser feita com junta seca". Elas lembram ainda que a manutenção desse material é menor e bem mais fácil do que a de outros materiais com mesma função.
Além de saber a forma correta de aplicar a pedra portuguesa é preciso estar atento à forma adequada de inseri-la na decoração, para uma composição harmônica. Segundo Estela, em lugares muito estreitos não é indicado o uso desse material, pois as pedras podem machucar as pessoas devido à sua textura.
A profissional tem mais dicas: "As pedras portuguesas proporcionam visual mais interessante se dispostas de forma a criar grandes painéis. Mas se colocadas em pequenos detalhes no espaço, a tendência é que as irregularidades características dessa pedra fiquem em grande evidência, gerando um aspecto negativo ao ambiente".
Fabiana e Laura também ensinam boas maneiras de utilizar esse material nos espaços residenciais. "A pedra portuguesa imprime sempre muito charme. A combinação entre as diferentes cores do revestimento criam possibilidades amplas, inclusive se agregadas às diversas formas e desenhos possíveis. As cores existentes são branca, preta, amarela, marrom e bege", explicam.

Estela e as profissionais da VS Design costumam empregrar as pedras portuguesas em seus projetos. Em um deles, Estela optou pelo uso desse recurso formando um imponente painel, que além de delimitar o ambiente, também proporcionou aconhego. Já Fabiana e Laura, utilizaram a pedra portuguesa, num projeto de decoração, para integrar o ambiente à area verde já existente no local. Elas usaram pedras de cor bege, conferindo um ar bucólico.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: