Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estudantes fazem protesto em Brasília contra 'cotas sociais'

Um grupo de estudantes de escolas particulares (Foto: Reprodução) fez um protesto na tarde desta quarta-feira, 22, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a destinação de vagas nas universidades federais para alunos oriundos de escolas públicas. O grupo alega que a criação de cotas não é uma forma de investimento na educação. O estudante Felipe Daniel Horovits, 16 anos, disse à reportagem da TV Globo que o governo precisa investir na educação básica para que todos possam concorrer igualmente no vestibular.
A proposta foi aprovada no Senado no início do mês e destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas. O projeto foi aprovado de forma simbólica pelos senadores. O único voto contrário manifestado foi do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). O texto ainda precisa ser sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff.
O projeto aprovado pelo Senado combina cota racial e social. Segundo o texto, enquanto metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, a outra metade será reservada seguindo três fatores: cor, rede de ensino e renda familiar.
A cota racial será diferente em cada universidade ou instituto da rede federal. Estudantes negros, pardos e índios terão o número de vagas reservadas definido de acordo com a proporção dessas populações apontada no censo do IBGE de 2010 na unidade da Federação em que está a instituição de ensino superior.
As demais vagas reservadas serão distribuídas entre os alunos que cursaram o ensino médio em escola pública, sendo que no mínimo metade da cota (ou 25% do total de vagas) deverá ser destinada a estudantes que, além de ter estudado em escola pública, sejam oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
Fonte: G1

3 comentários:

Mariana disse...

O certo seria mesmo isto, uma ótima educação de base, para que todos tivessem as mesmas chances.
Quando fiz o ginásio e o científico em escola estadual, em MG, que na época, para se conseguir uma vaga era muito difícil, dada a qualidade de ensino e a grande procura de vagas,
passei no vestibular de engenharia na Federal, de primeira, assim como a maioria de meus colegas. HOJE, ninguém pode contar apenas com uma escola píblica, porque leva chumbo direto, quando chegar o vestibular. A maioria dos governantes não quer pensar a longo prazo. Apenas o tempo necessário para fazer politicagem e obter retôrno em votos.

Anônimo disse...

Os dominantes não querem um povo que pense, eles querem um povo que apenas concorde, assim eles podem se perpetuar no poder , ganhando muito dinheiro, aprovando leis em beneficio próprio, defendendo os interesses de sua classe. É por isso que não vão investir em educação, eles querem um povo alienado que pense q o país está indo pra frente. Então, em vez de dar educação para que os alunos consigam entram na universidade como alunos capazes, que pensam e refletem eles preferem dar a vaga, assim o povo continua alienado e fazendo o que eles querem. E pior: as pessoas ainda vão achar que o governo está sendo muito bom porque muitas pessoas estão entrando na universidade. Cotas é jogo político para perpetuação de poder. É garantir a alienação do povo. Queremos educação e a garantia de um povo que pensa e que sabe ser crítico. Até porque a garantia de entrar na universidade não é também garantia de ser um bom profissional. È por isso que existe vestibular: para garantir que a pessoa está esteja apta para a preparação profissional. Dar uma vaga não resolve o problema, educação pública de qualidade sim. Mas o governo não quer um povo que pense, quer apenas um povo que concorde e vote e uma educação pública de qualidade acabaria com essa alienação, dessa forma, acabaria com o monopólio deles.Portanto, vamos continuar com a farsa das cotas: fingindo que o déficit da educação pública está resolvido e mantendo o povo alienado- sem educação de qualidade.

Anônimo disse...

queria muito achar uma forma de protestar contra essas cotas sociais apenas maquiam a falta de educação de qualidade, até qnd vai ser assim? os políticos só pensam nos votos que vão conseguir com essas medidas.Tema lguém que concorda comigo e também quer protestar?