Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 7 de agosto de 2012

"Ele merece os parabéns"

Os frequentadores dos bares de Salvador deixaram de ter a companhia de um bom amigo no dia 11 de outubro de 2008: o aposentado José Amâncio Neto (Foto: Reprodução).
Após 50 anos de uma vida boêmia, bebendo, em média, três litros de cerveja por dia, o Participante da Capef se rendeu à Lei Seca e aos números revelados na balança e em seus exames médicos para dar fim ao hobby que o depreciou durante décadas. "Confesso que o que me fez parar de beber, afora o receio de ser flagrado bebendo e dirigindo, foi a preocupação com meus índices de glicemia. Sem contar que eu estava muito gordo", lembra José Amâncio, que hoje está com 68 anos de idade.
Em setembro de 2009, praticamente um ano após ter largado de vez o álcool, o aposentado se apaixonou pelo mundo das atividades físicas. Ingressou em um "Clube da Corrida", na capital baiana, e passou a treinar três vezes por semana. Desde aquele período, até hoje, emagreceu 18 quilos, se transformando, consequentemente, em uma pessoa muito mais saudável. "Meu único problema de saúde atualmente é a pressão alta, mas devidamente controlada. Minha vida realmente mudou e, o mais importante, aumentou a minha fé em Deus, para quem nada é impossível", revela.
Além da corrida, José Amâncio pratica outras atividades, como caminhadas, hidroginástica e musculação, mas ele não esconde que prefere a estrada às piscinas e academias. "Correr é atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento…não existe desculpa para não sair para correr!", enaltece. "Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha. Além disso as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar", acrescenta o aposentado.
Apesar das diversas vantagens, José Amâncio admite que essa não é uma prática fácil. Ele afirma que correr exige muito do corpo, mas mesmo assim recomenda aos colegas da mesma idade, garantindo que a recompensa vem quando a pessoa se descobre capaz, desde que obedeça a um treinamento bem planejado.  "Comigo foi assim. Comecei bem lento, intercalando  caminhada com corrida de poucos metros, progressivamente. Com um mês já corria um quilômetro e assim fui evoluindo", relata. Hoje, José Amâncio conta que já participou de 34 provas oficiais com percursos de até 10 quilômetros.
"Tendo conseguido emagrecer o que emagreci, considero que renasci. Minha hipertensão está sob controle, meus índices de glicemia e triglicérides normalizados e, aos 68 anos, estou me sentido ótimo. Então, acho que  mereço os parabéns!", se vangloria com todo mérito.
Fonte: "Acontece" - Informativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB (Capef) 
Observação: José Amâncio Neto foi gerente da agência de Feira de Santana do BNB

Um comentário:

JOSÉ AMÂNCIO NETO - CORREDOR DA 3ª IDADE disse...

Valeu Dimas! A divulgação de minha história pode servir de incentivo para quem deseja deixar o vício pernicioso do álcool e mudar de vida.
Muito obrigado pela visita ao meu blog. Agora também sou seu seguidor e certamente ficarei atualizado com as notícias da querida Feira de Santana. Abraços.