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sexta-feira, 20 de julho de 2012

Salvador deixa de receber 100 mil turistas no primeiro semestre


Transformar o Shopping Aeroclube num grande centro de movimentação financeira, construir novos hotéis de praia e requalificar a orla da Cidade Baixa. Essas são algumas propostas que o candidato a prefeito de Salvador, deputado federal ACM Neto (Democratas), pretende concretizar para alavancar o turismo da capital baiana, caso eleito.
Na noite de quinta-feira, 19, segundo dia do debate promovido pelo Conselho Baiano de Turismo (CBTur), o candidato discutiu suas pretensões políticas para o setor com representantes de instituições e empresários do trade turístico. O próximo candidato a ser sabatinado é Nelson Pelegrino, no dia 25.
Enfatizando que "Salvador é uma cidade viável, possível de ser administrada e com economia vocacionada para o turismo", ACM Neto ressaltou que “atualmente, falta estratégia para vender a nossa cidade. Salvador precisa ser vendida no Brasil e no mundo e, para isso, nós precisamos fazer um trabalho de branding (gestão de marca)", explica.
Para o prefeiturável, a falta de um plano estratégico de desenvolvimento faz com que cada vez menos turistas venham para cidade. O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem da Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão, concorda: "De janeiro pra cá, Salvador perdeu 100 mil passageiros em relação ao ano passado, segundo dados da Infraero. A orla marítima precisa ser revitalizada, a mobilidade urbana melhorada e a segurança reforçada", elenca.
De acordo com o presidente da CBTur, Sílvio Pessoa, Salvador registrou uma taxa de ocupação nos hotéis de 65% nos últimos anos, a mesma média européia. "Com a crise financeira, a ocupação no primeiro semestre decresceu, mas ainda somos o estado que mais recebe turistas no Nordeste. Em âmbito nacional, só perdemos para o Rio de Janeiro e São Paulo", frisa.
Caso vença as eleições, ACM também pretende:
- Criar uma agência ou secretaria para gerenciar o turismo;
- Através de parcerias público-privadas fazer intervenções viárias que possibilitem a ligação do Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio;
- Promover o turismo náutico na Baía de Todos-os Santos;
- Implantar o turismo cultural, histórico e religioso na capital;
- Fazer um museu no bairro da Liberdade, que reunirá o que há de mais expressivo da cultura africana fora da África;
- Pensar em políticas de incentivo fiscal e tributário para cidade;
- Equipar a Guarda Municipal e elevar para 400 o número de câmeras de monitoramento da cidade. Atualmente, são 40;
- Estimular o soteropolitano a fazer o turismo interno na capital;
- Repensar o Carnaval de Salvador, com atenção especial ao Circuito Osmar (Campo Grande) para evitar sua decadência e a iminente saturação do circuito Barra-Ondina (Dodô).
Fonte: "Gente & Mercado"

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