Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 1 de julho de 2012

José Ronaldo e a responsabilidade do Democratas

Por Samuel Celestino
A candidatura de ACM Neto à Prefeitura de Salvador ganhou - e já era esperada - uma surpreendente dimensão para seu partido, o DEM, que perdeu substância para o PSD, de Gilberto Kassab. Se o futuro da legenda já era difícil, piorou com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que transferiu para o PSD parte do tempo da propaganda eleitoral que fora do DEM. A diáspora que se registrou no Democratas levou a maioria dos integrantes que o abandonaram para o novo partido. O PSD é, agora, a quarta maior legenda do País.
E o que é que tem ACM Neto com isso? Quase tudo. O futuro da sua legenda muito depende do resultado da eleição municipal de Salvador. Se perder, o DEM terá que encontrar um caminho para se manter, possivelmente uma fusão com outra legenda. Se ganhar, recebe um novo sopro de vida e até poderá, num exercício de futurologia, voltar a ganhar importante na Bahia. Uma das razões está nas dificuldades que neste ano eleitoral o PT atravessa (em Salvador está forte), mas no interior é uma incógnita. A fase da legenda e do governo estadual não é das melhores.
Ademais, o DEM apresenta um candidato fortíssimo e carismático, no segundo município em importância (e população) da Bahia: Feira de Santana. Trata-se de José Ronaldo, que já foi duas vezes prefeito, deputado federal, estadual e candidato ao Senado. Não é apenas em Feira. A influência de Ronaldo se espraia pelos municípios que compõem o que poderia ser Região Metropolitana de Feira de Santana. (O grifo é do Blog Demais) Observem que estou a refletir sobre possibilidades. Nada que seja impossível, mas não deixa de ser um exercício de futurologia. Não pretendo ser oráculo. O exercício envolve o DEM e suas perspectivas de sobreviver como uma legenda que represente apenas uma pequena parte da importância que já teve no cenário nacional. E só.
Coluna publicada no jornal "A Tarde" deste domingo, 1º de julho

Nenhum comentário: