Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por dentro da organização!


Mais que saber o trabalho a ser executado é imprescindível entender também os processos e os valores da organização. Empresas da construção civil, que costumam recrutar mão de obra de outros estados e até do exterior, estão de olho nessa questão importante e propõem treinamentos específicos para esses trabalhadores

 Não é novidade que a construção civil sofre, há algum tempo, com a falta mão de obra. Com o bom momento vivido pelo setor, a demanda por profissionais é alta e o mercado não consegue supri-la. A maioria das empresas tenta solucionar esse problema recrutando profissionais do interior do Brasil e, em alguns casos, até mesmo do exterior.
Contudo, esse tipo de recrutamento exige alguns cuidados, visto que, trabalhadores vindos de outras localidades têm costumes diferentes e podem não se adaptar à cultura organizacional, ou seja, se encaixarem aos valores, relações e aos processos. Um funcionário que não consegue se adequar não estará à vontade no novo ambiente de trabalho e pode, inclusive, render menos.
Atento a esta questão tão importante, Peterson Querino, diretor da Construtora Casa Mais, conta que os trabalhadores originários de outras cidades recebem treinamento específico com foco nessas questões: "Todos os nossos funcionários, quando contratados, passam por vários treinamentos muito importantes, quanto à sua função e, principalmente, quanto às normas de qualidade que seguimos dentro do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade e das normas ISO 9001, certificações que a Casa Mais possui".
Hoje, cerca de 20% do quadro de funcionários da Casa Mais é composto por trabalhadores do interior de Minas Gerais e da Bahia. Segundo Peterson, eles já estão ambientados. "Todos sempre fazem a mudança buscando oportunidades melhores de trabalho e renda, e isto eles conseguem encontrar em nossa empresa. Estes fatores ajudam muito na adaptação", salienta. Outro ponto importante é que o profissional esteja alinhado à cultura da organização para que, assim, também consiga compreender aonde quer chegar, qual seu plano de carreira e o que é preciso para consegui-lo dentro da empresa. Também é uma maneira de a pessoa evoluir profissionalmente, sair da zona de conforto, e adquirir novos valores.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)


Nenhum comentário: