Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Maurício de Tude assume compromisso com Programa Cidades Sustentáveis

Pré-candidato a prefeito de Camaçari, o empresário Maurício de Tude (PTN) tornou-se nesta quarta-feira, 20, o primeiro prefeiturável da Região Metropolitana de Salvador a assinar a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis (Foto: Divulgação), lançado por uma rede de organizações da sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O programa conta uma agenda completa de sustentabilidade urbana - a Plataforma Cidades Sustentáveis - com um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e incorpora, de maneira integrada, as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural do desenvolvimento sustentável.
Ao assinar a Carta Compromisso, Maurício reafirmou sua determinação de incorporar a sustentabilidade urbana à sua gestão. "Vamos trazer Camaçari para o século XXI, e o século XXI passa inevitavelmente pelo desenvolvimento sustentável", declarou. Maurício afirmou ainda que não pretende criar uma secretaria específica para a tarefa, mas sim "incorporar a sustentabilidade de forma transversal a todas as políticas públicas do município, sempre com a participação da sociedade civil". Ele também revelou alguns dos compromissos que firmou com a carta. "Com a participação da população de Camaçari, nós vamos produzir, em até 90 dias após a minha posse, um diagnóstico da situação do município e também um plano de metas para os quatro anos da minha gestão que irá contemplar os 12 eixos da Plataforma Cidades Sustentáveis. Ao final dos dois primeiros anos, apresentaremos os resultados em uma audiência pública", revelou.
O inteiro teor da Carta Compromisso e informações completas sobre o Programa e a Plataforma Cidades Sustentáveis podem ser encontrados no site http://www.cidadessustentaveis.org.br.
UMA AGENDA PARA A SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES
A Plataforma Cidades Sustentáveis foi inspirada nos compromissos de Aalborg (Dinamarca), um pacto político com o desenvolvimento sustentável que já foi assinado por mais de 650 municípios, principalmente europeus. Os compromissos consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.
Diante das diferenças entre as realidades brasileira e europeia, foram agregados dois novos eixos temáticos: Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; e Cultura para a Sustentabilidade. Assim como, pela mesma razão, foram feitas outras mudanças em itens dos compromissos propostos.
12 EIXOS DA PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
1.       Governança: Fortalecer os processos de decisão com a promoção dos instrumentos da democracia participativa.
2.       Do Local para o Global: Assumir as responsabilidades globais pela paz, justiça, equidade, desenvolvimento sustentável, proteção ao clima e à biodiversidade.
3.       Ação Local para a Saúde: Proteger e promover a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos.
4.       Melhor Mobilidade, Menos Tráfego: Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade.
5.       Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida: Adotar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis.
6.       Economia Local, Dinâmica, Criativa e Sustentável: Apoiar e criar as condições para uma economia local dinâmica e criativa, que garanta o acesso ao emprego sem prejudicar o ambiente.
7.       Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida: Integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável.
8.       Cultura para a sustentabilidade: Desenvolver políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, o pluralismo e a defesa do patrimônio natural, construído e imaterial, ao mesmo tempo em que promovam a preservação da memória e a transmissão das heranças naturais, culturais e artísticas, assim como incentivem uma visão aberta de cultura, em que valores solidários, simbólicos e transculturais estejam ancorados em práticas dialógicas, participativas e sustentáveis.
9.       Planejamento e Desenho Urbano: Reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos.
10.     Gestão Local para a Sustentabilidade: Implementar uma gestão eficiente que envolva as etapas de planejamento, execução e avaliação.
11.     Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz: Promover comunidades inclusivas e solidárias.
12.     Bens Naturais Comuns: Assumir plenamente as nossas responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.
(Com informações da Assessoria do PTN)


Nenhum comentário: