Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Inspiração mútua

Moda e arte desde sempre andaram de mãos dadas. Se a arte é tema constante de coleções de grandes estilistas, a moda também está presente na arte, por meio de peças que carregam referências do universo fashion. O diálogo entre esses dois campos abrem caminhos para novas possibilidades e conceitos

1. O universo fascinante da moda - composto pela leveza dos tecidos, os brilhos, o formato dos bordados, os acessórios e as jóias - são um fonte inesgotável de inspiração para o artista Jocimar Tavares

2. Segundo Jocimar Tavares, as artes plásticas e a moda caminham juntas
Moda e arte se influenciam reciprocamente. Se a moda é uma maneira de as pessoas acentuarem suas individualidades, e assim, se expressarem, a arte também possui, entre tantas outras, esta função. Ambas acabam tornando a vida mais suave, com maiores conotações.
Não são poucos os estilistas que usam a arte como inspiração. Há bons exemplos dessa união: a série de vestidos de Yves Saint-Laurent, criados em 1965 com base nos quadros de Piet Mondrian; as estampas da coleção 2009 de Alert Kriemler, que homenageavam as telas impressionistas de Claude Monet; o casaco-mesa de Elsa Schiaparelli, um paralelo à escultura surrealista Vênus de Milo com gavetas, de Salvador Dalí, entre outros.
De fato, o diálogo entre moda e arte é bem antigo, apesar disso, esse casamento jamais se torna ultrapassado, uma vez que, tem o poder de se inventar e reinventar. Um bom exemplo disso são as obras do artista plástico Jocimar Tavares, que carregam referências do universo da moda. Ele consegue transformar chapas metálicas, sua matéria prima, em esculturas que impressionam pela versatilidade - já que podem compor vários ambientes - e beleza.
Segundo Jocimar, para criar peças com leveza, suavidade, riqueza de cores e detalhes, a moda é parceira constante.
"Eu me inspiro, entre outras coisas, na leveza dos tecidos, nos brilhos, no formato dos bordados, nos acessórios e nas jóias. Se atentarmos para os desfiles de moda, principalmente dos grandes mestres da alta costura, podemos observar verdadeiras obras de arte funcionando como vestimenta", conta o artista plástico.
Ele ressalta ainda os benefícios da relação intrínseca da moda com a arte. "A arte e a moda têm algumas metodologias semelhantes, além de estarem convivendo de forma próxima. Hoje em dia, coleções de grandes designers viram temas de exposições em museus. Por outro lado, também se percebe esse movimento no sentido oposto, em que artistas utilizam-se de elementos do vestuário como material de expressão. Dessa forma, vemos que as artes plásticas e a moda caminham juntas. Isso gera coisas novas e mais interessantes, sendo assim, é algo bastante positivo", encerra.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: