Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cidade segura!

As calçadas da capital mineira passam por reformulação para melhor mobilidade dos cidadãos, inclusive aqueles com necessidades especiais. Mas muitas dúvidas surgem nos moradores, que têm o dever de atuar na conservação dos passeios. Dúvidas que, se não esclarecidas, podem interferir no sucesso dessa iniciativa da Prefeitura


 1. Segundo a arquiteta Flávia Soares,mais que bonitos, os passeios devem ser seguros para melhor mobilidade das pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais; 2. Flávia Soares salienta que, caso o passeio tenha obstáculos como lixeiras e árvores, os sinalizadores devem estar em torno do obstáculo numa distância de 60 centímetros (Fotos: Divulgação)
Belo Horizonte é a segunda capital com as melhores calçadas do Brasil, segundo levantamento do portal Mobilize Brasil. Mesmo assim, há muito que fazer: irregularidades como desníveis e pouca sinalização dificultam, principalmente, a vida de pessoas com dificuldades de locomoção. Ciente disso, a prefeitura já coloca em prática a revitalização dos passeios e vários moradores foram notificados a adotarem a mudança. A novidade gera diversas dúvidas: existe uma regra? Quais mudanças devem ser feitas? Como deve ser colocado o novo piso?
Para sanar essas e outras questões, a arquiteta Flávia Soares salienta pontos importantes que devem ser adotados para que a cidade tenha mais calçadas bem cuidadas e seguras: "Os passeios públicos, em toda a extensão do território brasileiro, devem seguir as normas da NBR 9050. Entre essas regras, vale destacar a sinalização tátil de alerta que serve como linha guia. Edificações públicas e rebaixamento de calçadas também devem estar bem indicadas e distantes dessa linha 1,2 metros. Caso haja obstáculos como orelhões, lixeiras, árvores e outros, esses sinalizadores devem estar em torno do obstáculo numa distância de 60 centímetros".
Quanto aos desníveis, eles podem ser de no máximo 8,33%, mas, segundo Flávia, essa regra é difícil de ser aplicada na capital mineira devido à sua topografia. Os degraus também podem ter inclinação de até 8,33%, desde que bem sinalizados. Outro item causa ainda mais dúvida aos moradores. Como deixar a calçada em sintonia com a do vizinho e, assim, evitar desníveis? "Para que seu passeio fique em acordo com os dos vizinhos, deve-se observar as normas e seguir o alinhamento das linhas guias que, por ventura, já existirem em sua rua", enfatizar a arquiteta.
Para a profissional, as calçadas devem ser simples e com o menor número de interferências para melhor uso das pessoas portadoras de necessidades especiais. "Aconselho o uso de ladrilhos com a sinalização tátil e concreto protendido". Vale lembrar que os passeios indicam o cuidado das pessoas e dos governantes com o lugar onde vivem. Mais que bonitos, eles precisam ser seguros para melhor mobilidade das pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Um comentário:

Cidadão Revoltado disse...

Se padronizassem os passeios de Feira de Santana melhoraria o astral, mas nada adiantaria se os ambulantes permanecessem os ocupando.