Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 12 de maio de 2012

Que tal esta?

Por Sérgio Oliveira
A flatulência dos dinossauros herbívoros pode ter causado o aquecimento do planeta há 150 milhões de anos, durante a Era Mesozoica, segundo um estudo divulgado no Reino Unido e publicado no periódico "Current Biology".
A pesquisa calcula que os saurópodes, grandes dinossauros herbívoros, podiam emitir conjuntamente até 520 milhões de toneladas anuais de metano, um dos gases que provocam o efeito estufa. Para fazer o cálculo, os especialistas analisaram a proporção de metano emitida pelos herbívoros atuais, como as vacas, de acordo com sua biomassa. Depois, compararam essa relação com os dinossauros herbívoros do passado, como o diplodocus, que media 45 metros e pesava mais de 45 toneladas, e o brontossauro, um pouco menor e mais leve.
Os autores do estudo acreditam que os dinossauros, da mesma forma que as vacas, tinham em seus aparelhos digestivos bactérias que ajudam na fermentação das plantas e que geram metano. "Um simples modelo matemático sugere que os micróbios que viviam nos dinossauros saurópodes poderiam ter produzido metano suficiente para causar um efeito importante no clima", afirmou o coordenador do estudo, Dave Wilkinson, da Universidade John Moore, de Liverpool, na Inglaterra. Estima-se que nessa época o planeta era em média 10 graus Celsius mais quente que hoje (Fonte: revista "Veja", 07.05.2012).
Em relação ao pum, não o dos dinossauros, mas o nosso, dos humanos: somos mais de sete bilhões de habitantes no planeta; o que aconteceria se todos nós, ao mesmo tempo, PUMsássemos? Derretimento (não aquecimento) total do planeta?
* Sérgio Oliveira, aposentado, é de Charqueadas-RS


Um comentário:

Mariana disse...

Se iria derreter, não sei, mas que não cheiraria bem, com certeza que não! Rsrs