Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Por que é tão caro construir no sudeste?


O alto custo dos insumos e a escassez de mão de obra
 são apontados como fatores para que a construção no sudeste do Brasil 
seja a mais cara para construtoras e o consumidor final
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o custo do metro quadrado na região sudeste em abril chegou a R$ 863,23, incluindo materiais e mão-de-obra, enquanto que o custo médio nacional atingiu R$ 824,81. Além de revelar que o sudeste se confirma como a região mais cara para construir no Brasil, a pesquisa mostra ainda que houve um aumento do custo de 0,92% de março para abril.
Essa realidade, é claro, impacta no bolso de todos aqueles que desejam construir, sendo as incorporadoras o setor do mercado mais atingido. “Esse alto custo é sentido de imediato, pois afeta diretamente o custo de nossas obras”, analisa Peterson Querino, diretor da Construtora CasaMais, lembrando que a conseqüência disso é o encarecimento do valor final do imóvel.
Para o diretor, os motivos que acarretam essa alta do preço no sudeste, em relação ao restante do país, são diversos. "Um dos principais fatores de peso em nosso custo é a falta mão de obra. O sudeste é a região que mais sente os efeitos dessa escassez e o consequente do aumento da folha de pagamento. Além da mão de obra, os custos de materiais também estão tendo cada vez mais impacto neste aumento de custo". O aumento do custo dos insumos de produção, aliás, é apontado por ambos como o fator responsável pela variação de 0.92% entre dos meses de março e abril.
 Com relação a uma possível solução para amenizar esse impacto nas construtoras, Peterson Querino é enfático. "A desoneração da folha de pagamentos é uma medida que pode contribuir de forma efetiva na redução dos custos de construção, uma redução de custo que seria sentida pelo consumidor, que poderia ter acesso a imóveis mais baratos", finaliza.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: