Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 19 de maio de 2012

Depressão

"E ele lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade" (Jonas 1: 12)

Por Roberto Dantas
Conta a história que Jonas viajava em um navio que seguia para Tarsis, escondido de Deus, no porão e dormia a sono solto quando veio sobre a embarcação uma tempestade tão terrível que ameaçava-os com um iminente naufrágio. Desesperados os marinheiros começaram a lançar ao mar todo o peso do navio, incluindo mercadorias e outros pertences valiosos, porque naquele momento o que importava era salvar a vida de todos, mas nada que faziam adiantava.
Procuraram então saber se entre eles tinha alguém que seria o causador daquela catástrofe e encontraram Jonas que provocara a fúria de Deus, manifestada na forma de uma tempestade que iria acabar com todos e foi nessa hora que o infeliz teve a brilhante ideia de ser lançado ao mar, pois sua morte traria paz e salvaria a todos da ruina total.
Um quadro muito parecido com esse acontece em um numero inimaginável de lares onde um membro da família é assolado por uma doença silenciosa e peçonhenta como a depressão. O depressivo, como Jonas, sempre escolhe os "porões", se esconde de todos e foge de Deus e do mundo. Passa os dias deitado, coberto, calado e sem se dar conta trazendo uma tempestade que começa a sacudir a embarcação da família, que desesperada começa a "lançar fora" todos os seus recursos na esperança de salvar, não mais apenas o depressivo, mas toda família que já sofre as consequências de suas dores.
Quando iniciado tarde, é um tratamento caro, desgastante, sofrido para todos a ponto de em determinados momentos não se conseguirem resultados satisfatórios até que a ideia brilhante de Jonas aparece na cabeça do depressivo que se vê pior ainda por saber ser o causador de toda a desgraça e quer dar fim à própria vida. No caso de Jonas deu certo porque era plano de Deus que ele fosse engolido por um grande peixe, mas em volta de nossos lares os grandes peixes que rondam uma situação como essa são tubarões que não serviriam a tal propósito.
Depressão não é brincadeira, é hoje uma das doenças mais graves de nossa próspera, moderna e evoluída sociedade e não se engane, pois silenciosa e traiçoeiramente está se infiltrando em vidas onde nunca imaginaríamos a sua presença e em muitos casos só a detectamos quando está bem evoluída e instalada. Ela não escolhe cor, idade, nível social, sexo, posição ou ocupação, simplesmente age em cima das expectativas e ansiedades geradas pela concorrência e exigências de nossa vida social, tecnológica e afetiva.
Não deixe seus amados se perderem em tristezas sem ou com causa, esteja presente, abrace, ame, declare seu amor, procure ajuda, porque, não tenha duvidas, depressão mata silenciosa e traiçoeiramente.
Deus te abençoe
Roberto Dantas é psicanalista clínico

Fonte: www.clinicadalma.com.br




Nenhum comentário: