Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Centenário da professora Helena Assis

Nesta terça-feira, 22, data do centenário da professora Helena de Assis Suzart (22.05.1912-11.09.1997). Na quinta-feira, 24, às 9 horas, sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana para comemorar o seu centenário de nascimento. Nesta terça-feira, às 17 horas, missa pela efeméride na Catedral Metropolitana. Helena Assis é patrono da Cadeira número 9 da Academia de Educação de Feira de Santana.
É considerada grandiosa a trajetória de fazer educação da professora. Denominada, por seus tantos alunos, "missionária do ensino", a professora Helena destacou-se "pela prodigiosa semeadura da sua docência, ministrando aulas também de Psicologia, Pedagogia, Matemática, Estatística e até de Francês, sempre distinguida devido ao desempenho dedicado".
Muitos advogados, professores, engenheiros, médicos e outros graduados de Feira de Santana tiveram a oportunidade de lidar com a Língua Portuguesa através da professora Helena Assis, vencendo os desafios de uso oral.
Natural de Monte Alegre, hoje Mairi, veio a residir em Feira desde tenra infância e cursou os primeiros estudos no Grupo Escolar J. J. Seabra com destacado esmero.
Atendendo o seu pendor pela Educação, diplomou-se em professora pela Escola Normal de Feira de Santana, em 1930, sendo laureada como melhor aluna e eleita oradora da turma, prenunciando, desde então, seu brilhante dom na oratória. Dedicada ao estudo da Língua Portuguesa, ingressou no Magistério logo a seguir.
Em 1931, iniciou sua vida docente nos municípios de Mundo Novo, depois em Castro Alves, em 1932, na Fazenda Estreito, e em Santo Antônio, em 1934.
Numa trajetória de grandes esforços, notadamente, de ordem física e intelectual, teve sua saúde abalada, sem, contudo, jamais perder o entusiasmo e comprometimento com a missão de ensinar.
Transferida para Feira de Santana, ainda na década de 30, começou a dar aulas no distrito de São José das Itapororocas, hoje Maria Quitéria, depois no bairro Pedra do Descanso. A seguir, tomou posse na Escola de Aplicação Anexa à Escola Normal de Feira de Santana.
Em 1953, a professora Helena Assis foi brilhantemente vitoriosa no Concurso de Cátedra e assumiu a cadeira de Língua Portuguesa na Escola Normal, onde se imortalizou pelo trato com a língua, pela competência gramatical e pela dedicação aos seus alunos e que até hoje é um ícone da juventude do passado.
Fluente e cativante pela mansidão de temperamento e de linguagem e pela competência docente, conquistava alunos, colegas, diretores e encantava a todos por sua grandeza de caráter, de humildade, tanto na firmeza da fala quanto na docilidade do silêncio.
Exímia na Educação, como analista, pesquisadora, e, especialmente, investigadora das nuances da Língua Portuguesa, manifestava, tal como Clarice Lispector, seu amor pela nossa língua, propagando-a, divulgando-a, fora e dentro de sua sala de aula, promovendo em seus alunos o envolvimento pelo bom conteúdo e pela depurada forma do uso lingüístico.
Magnífica na arte de ensinar e, mais, de educar, com sua mansidão, estimulava o aluno a crescer, a comprometer-se a ser mais, a acreditar-se capaz.
Exerceu a função de vice-diretora da Escola Normal, chegando ao cargo de diretora do Colégio Estadual, tendo tomado posse, no dia 13 de maio de 1956. Dirigiu também o Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), por muitos anos.
O Governo do Estado lhe concedeu a Medalha de Barão de Macaúbas em gratidão aos serviços prestados à Educação, assim como o governo municipal e muitas instituições educacionais lhe destinaram títulos, comendas, diplomas honoríferos e outras justas condecorações das quais jamais se enalteceu, permanecendo no servir discreto e desvelado à causa da Educação, com notoriedade, no ensino da Língua Portuguesa.
Reconhecida no seu talento, foi a primeira mulher, em Feira de Santana, indicada a concorrer a cargo eletivo no município, sendo persuadida por inúmeros amigos e ex-alunos que argumentavam o quanto o Legislativo Municipal prescindia da notoriedade intelectual, moral e social que marcava sua prática de vida.
Candidatou-se a vereadora, no ano de 1950, pelo antigo partido da UDN, acatando sem grande entusiasmo e nenhum envolvimento com a campanha que a elegeria, mantendo seu propósito de fazer da política pela boa Educação seu único interesse.
Dessa forma, não chegou a ser eleita, permanecendo em seu mandato de eterna mestra, "propagadora do saber e do bem".
Nessa sua dedicada trajetória de fazer educação para o "bem", conseguia incluir na sua agenda docente o atendimento a alunos de todos os níveis sociais, preparando-os, de forma diferenciada, extra-classe, para os concursos vestibulares e para tantos outros concursos, inclusive de magistraturas.Tornou-se, assim, bastante procurada como professora do nominado Curso de Português, oferecendo também aos muitos advogados, professores, engenheiros, médicos e outros graduados, a oportunidade de lidar com a Língua portuguesa, vencendo os desafios de uso oral e, principalmente, os da leitura e escrita.
Além dessa prática de ensino, ainda achava tempo para dedicar-se a revisões de discursos, palestras, peças literárias e textos diversos de muitas personalidades políticas e intelectuais. Uma verdadeira peregrina da arte de ensinar.
(Com informações de Oydema Ferreira e da Academia de Educação de Feira de Santana)

Um comentário:

Anônimo disse...

Tive o privilégio de ter sido aluno da extraordinária Mestra Helena Assis. Profunda conhecedora da Língua Portuguesa, é considerada a maior mestra do Idioma Pátrio da história de Feira de Santana. Inteligente, culta, de refinada educação, iluminou gerações, sendo cognominada de A Mestra das Mestras e a Mestra maior,ao que ela sempre declinava.