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No Domingo de Páscoa

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quarta-feira, 2 de maio de 2012

As garagens ficaram pequenas?

Se estacionar nas ruas da capital mineira se tornou uma missão impossível, encontrar vagas nas garagens dos prédios também é tarefa árdua. O aumento da frota de veículos gera superlotação e muita dor de cabeça

Em uma década, o número de veículos em Belo Horizonte aumentou 552%. Em 2010, a frota passou de 655 mil para 1,29 milhão. Esse quadro se repete por todo o país. Segundo o último levantamento feito, em 2010, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o total de automóveis no Brasil mais que dobrou atingindo a marca de 64,8 milhões. Situação semelhante ocorre com a frota de motos. Segundo a IMMA (International Motorcycle Manufacturers Association) o número desse tipo de veículo cresceu 98% no mundo entre 2000 e 2008. No Brasil, o aumento foi de 224%.
Tanto carro e moto circulando diariamente pelas ruas de grandes cidades, como a capital mineira, provoca lentos congestionamentos e superlotação nos estacionamentos privados e em rotativos. Mas esse problema não se restringe apenas às ruas e pode estar muito mais próximo: em casa. A falta de vagas agora é também um teste à paciência de quem mora em apartamentos. É que, em geral, o número de vagas na garagem dos prédios não acompanhou o crescimento da frota de veículos. E agora? Onde colocar todos esses carros e motos?
Atenta a este atual panorama, a Construtora Carrara, já se prepara para oferecer empreendimentos com mais vagas, destinados à Classe C. "Estamos lançando todos os prédios com, no mínimo, uma vaga por apartamento. Isto impacta diretamente no custo da obra, já que às vezes temos que fazer dois andares de garagem para atender a demanda, mas é necessário", conta o diretor de engenharia e produção da empresa, Rodrigo de Castro, ciente de que a garagem já se tornou fundamental também para este segmento da população
A construtora também analisa a viabilidade de os próximos empreendimentos já terem vagas específicas para motocicletas. "Acreditamos que esses espaços exclusivos vão facilitar, e muito, a vida desse tipo de condutor. Hoje, as pessoas têm que improvisar colocando em um mesmo espaço carros e motos. Essa prática, muitas vezes, provoca quedas das motos, arranhões nos carros e outros prejuízos", lembra o diretor.
Para oferecer mais vagas nos edifícios é preciso alguns estudos que garantam, além de mais espaço na garagem, maior comodidade para os moradores. "A diretriz da construtora para os projetistas de estrutura é a de facilitar a manobra de acesso às vagas. Também salientamos a necessidade de redução do número de pilares, que interferem nas vagas", finaliza Rodrigo.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

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