Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arquitetura a serviço dos trabalhadores

Parceira das empresas quando o assunto é a criação e a manutenção de um ambiente agradável, funcional, belo e confortável, a arquitetura pode revelar o quanto a marca valoriza e preza pelo bem-estar dos seus profissionais


1. A arquiteta Estela Netto salienta a importância de se ter um espaço acolhedor, que permita ao funcionário o desenvolvimento pleno de suas atividades; 2. Segundo Estela Netto, a arquitetura possibilita a criação de espaços - amplos, iluminados e belos - que ofereçam conforto, ergonomia e qualidade de vida para os funcionários (Fotos: Daniel Mansur)
Hoje em dia, há grande escassez de mão de obra qualificada. Por isso, é de extrema importância para as organizações manter seus funcionários. Mas para que as pessoas tenham vontade de continuar nas empresas, suas necessidades precisam ser supridas. Para o psicólogo americano Abraham Maslow, a principal é a segurança. Mas, afinal, o que faz com que um profissional se sinta seguro?
Segundo a consultora de carreiras Soraya Gervársio, fatores como bons salários, perspectiva de crescimento, ambiente agradável, bonito e seguro, além de ergonomia são pontos essenciais para que o funcionário tenha segurança e planeje crescer dentro da empresa. "Há inúmeras pesquisas que indicam que quanto mais limpo, bonito e funcional for o ambiente de trabalho para o empregado, maior é sua satisfação", destaca. E na construção de um lugar saudável, o arquiteto é figura indispensável.
Estela Netto, arquiteta, acrescenta: "Passamos grande parte de nossa vida nos locais de trabalho, portanto, ter um espaço acolhedor, que permita ao funcionário o desenvolvimento pleno de suas atividades é fundamental. A arquitetura possibilita exatamente isso, a criação de espaços - amplos, iluminados e belos - que ofereçam conforto, ergonomia e qualidade de vida".
Os projetos arquitetônicos corporativos devem privilegiar, principalmente, os ambientes de convívio, para aqueles momentos de pausa para um cafezinho, além de respeitar questões técnicas. "A ergonomia do mobiliário, iluminação, ventilação e conforto térmico precisam ser analisado com atenção. Além disso, questões como estética, cantinhos para leitura e relaxamento são sempre bem-vindos", aconselha Estela.
Soraya ressalta a importância da ergonomia nas empresas: "Um corpo sadio, sem dores, é mais produtivo. Quando a pessoa trabalha com segurança física, ambiental e empregatícia, dedica sua energia mental para viabilizar soluções para a companhia, do contrário, estará se dedicando a visar soluções para suas demandas individuais. Daí, a necessidade do aconselhamento do arquiteto para verificar a ergonomia mais correta".
O cuidado com o conforto no ambiente de trabalho revela o quanto os funcionários são importantes para a empresa. E nesse ponto, a arquitetura é parceira, pois contribui para melhorar a imagem da marca junto aos funcionários ao criar espaços mais aconchegantes e agradáveis.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: