Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

domingo, 1 de abril de 2012

"Traição é ação de mau caráter: seu prêmio é o ostracismo"

Por Francklin Sá
Pretendemos abordar um tema, pelo qual a maioria das pessoas já enfrentou, e quem não passou por este dissabor deve se preparar pois a qualquer momento pode vir a ocorrer. A traição e a sua relação traidor x traído.
O que machuca numa traição, não é o fato de ser traído, mas a decepção que você sente por ter partido de onde você menos esperava. É não ter o valor reconhecido por aquele(a) que dedicou seus esforços e atenção e com quem sempre honrou a palavra empenhada, seja em que área for, amorosa, profissional ou de amizade. Dói não receber o que pensava que merecia principalmente da pessoa com a qual você mantinha uma relação de confiança e que fez desta relação um esforço para que ela viesse a crescer na sua atividade ou vida profissional.
No fundo, no fundo, a confiança que depositamos nas pessoas, diante dos atos de traição, não deixa de ser uma ilusão pessoal, cuja consequência só é percebida muito tarde. Aquela imagem construída e a relação de respeito em que você acreditava se desmorona, principalmente quando percebe que valorizou excessivamente o outro, ou seja, cria-se uma imagem e um respeito muito maior do que ela fazia por merecer. De repente, você percebe o quanto a confiança que depositou foi prejudicial para o seu crescimento interior e pessoal, que aquela imagem nada representa em relação a nós mesmos.
Mas não deixa de ser uma decepcionante experiência. Principalmente quando você se dedica a uma causa que não é sua, mas daquele que construiu a pseudo relação de amizade e com esforço e dedicação deu sua contribuição para que ela atingisse os seus sonhos, indo além dos objetivos traçados.
O mínimo que se espera é respeito e reciprocidade e jamais ser apunhalada por trás, através de atos e ações tramadas na calada das noites, feita às escondidas.
Não sei se o simples fato de ser traído pode ser considerado como um único ato de decepção, mas tenho certeza que a configuração da traição é um sentimento que o traído carregará pelo resto da vida. Um sentimento de ingratidão e desconsideração por tudo que você realizou. Ser enganado é uma coisa, mas ser traído é um sentimento que machuca e a partir da dor todo o respeito e consideração que o traído tinha pelo traidor desce ladeira abaixo. E o pior é ser traído em favor de pessoas que tem na arte da mentira, falsidade, fofoca e calúnia, as suas armas para sobreviver e buscar levar vantagens. Aí a dor aumenta.
Todos têm direito a uma segunda chance, mas ao traidor esta regra não deve ser observada. Uma segunda chance não deve ser permitida. Não existe valores humanos que faça alguém perdoar uma traição. Traz a sensação que você perdeu algo de inestimável importância, um bem precioso, que, aliás, não deixa de ser uma verdade, pois a decepção causada pela traição traz um sabor de fel e a sensação de perda de algo que você não sabe valorar. É como ver sumir no ar como fumaça aquela imagem de confiança que você idealizou, de forma a ser obrigada a renegar toda aquela convivência.
O traidor contumaz se utiliza de armas que o atrai. Normalmente são até cortêses, se apresenta com fala mansa, buscam se aproximar de todos e a todos mimar, como forma de adquirir a confiança, que depois de adquirida procura colher dados que possam ser manipulados e transformados a seu bel prazer, retransmitindo-o de forma que a ele traga vantagens, mesmo que a transforme em mentira ou fofoca. É um ser humano, se assim pode ser chamado, que carece de princípios morais e manifesta na sua conduta significativa dose de egoísmo aliado à completa ausência de sentimentos e formação familiar. Seria um monstro transvestido de ser humano que busca apenas alcançar o seu objetivo sem se importar com os seus semelhantes, manifestando um grande desprezo pelo próximo desde que a sua meta seja alcançada.
Pior é saber que o traído é abatido sem o menor sentimento, sem lhe ser dado a oportunidade de defesa, demonstrando o traidor que nunca teve e jamais terá caráter. Demonstra o traidor ser um animal insensível, buscando atingir o próximo com o objetivo de alcançar a "felicidade pessoal", cuja felicidade com certeza não terá longa vida, uma vez que por maior que seja a sua capacidade de camuflar-se, cedo ou tarde, a verdade se manifesta com sérias consequências para os traidores.
Como diz o poeta, a traição é como coceira: basta começar, aí para acabar dá trabalho, e uma vez cometido traz como consequências transformar o traidor no mais desprezível dos seres humanos, pois ele passa a fazer da traição o seu modo de viver.
Dizer que o traidor é um ser sem caráter, é chover no molhado, e a sua punição futura deveria, ao ser desmascarado, ser expurgado do convívio social. A tendência é rapidamente cair no OSTRACISMO.
Na vida tudo que acontece se pode aceitar e até remediar. As pessoas podem entender, esquecer ou até mesmo perdoar ações que venha ferir, menos o ato vergonhoso e deprimente de uma traição, porque a traição de alguém é algo muito negativo e também inesperado, e traz como resultado uma profunda decepção.
Decepção esta ocasionada em três atos: o primeiro, porque nunca se espera ser traído, ao contrário, sempre se pensa que isto só acontece com os outros; o segundo, porque normalmente a traição sempre envolve pessoas que estão próximas, tão próximas que chegamos a considerar como amigos; e o terceiro, porque ela ocorre sempre de forma vil e traiçoeira, e aqueles que a executam como todo ser humano covarde não tem coragem de fazer de frente, olho no olho, cara a cara, muito pelo contrário, como todo covarde age apunhalando pelas costas ou tramando as escondida.
Todos nós erramos. Como seres humanos somos passíveis de erros, e temos a consciência que ninguém está livre de cometer deslizes, mas com certeza onde impera a sinceridade e homens de caráter a traição não tem lugar, ela só reina entre pessoas fracas, sem ética, covardes, mentirosas e, sobretudo sem o mínimo caráter.
Lembro-me de uma frase ouvida de uma vereadora de Feira de Santana, que em um dos seus raros apartes, saiu com esta pérola: "COMO MULHER USO SAIA, MAS GARANTO A SAIA QUE USO MUITO MAIS DO QUE MUITOS QUE SE DIZEM HOMENS AQUI, QUE NÃO GARANTEM AS CALÇAS QUE VESTEM". Guardei esta frase ao ouví-la e sinto que ela se encaixa muito bem naqueles que cotidianamente praticam a traição e a carapuça que cai bem naqueles que na calada das noites está sempre tramando para passar a perna no outro. Eles não se garantem e nem garantem as calças que vestem.
O ato de trair é tão vil, que aqueles que passam a vida urdindo tramas para se dá bem mesmo que prejudique o outro, transforma este conluio em um ambiente de total falta de confiança.
Um não confia no outro, pois teme que a próxima bola da vez seja ele.
Além do mais o TRAIDOR, carregará esta pecha para o resto de sua vida, e por mais que pratique ações visando corrigir a traição praticada, jamais irá reconquistar a confiança do traído e de todos aqueles que tomaram conhecimento. O fim do traidor é o OSTRACISMO, perdendo a confiança dos traídos e logo será abandonado por aqueles que o ajudaram a praticar a traição.
Seria importante que as pessoas entendessem que a liberdade de expressão existe exatamente para proteger aqueles que têm coragem e honram as calças que vestem, falando olho no olho, de defender suas ideias cara a cara, mesmo que esta seja minoritária. Ação bem diferente daqueles que maquinam na calada das noites, covardes que são, porque só admitem receber elogios, mesmo que esses sejam tão falsos ou mentirosos quanto eles.
Não sei se há uma característica marcante no traidor, mas um fato é bem visível, são pessoas que pregam o inverso do que fazem no seu cotidiano. São pessoas que discursam em defesa da moralidade, condenam o desvio dos recursos públicos, defendem a família e a juventude, mas no seu dia a dia, nas suas relações mais íntimas costumam conviver e valorizar exatamente as pessoas que estão na contramão dos seus discursos até inflamado, agindo e praticando tudo ao contrário que prega.
É assim que ocorre com a maioria dos traidores.
Mas existe um alento para todos aqueles que um dia foi ou se sentiu traído: NUNCA SE PREOCUPE SE ALGUÉM ALGUM DIA NO AFÃ DE QUERER SE DÁ BEM O APUNHALOU PELAS COSTAS. ESTA É UMA EVIDÊNCIA BEM CLARA QUE VOCÊ CONTINUA E CONTINUARÁ SEMPRE A SUA FRENTE.
Enviado por Francklin Sá
Fonte: Blog "Palavra de Sá"

Nenhum comentário: