Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Política e traição

O florentino Niccolo Maquiavelli (03.05.1469-21.06.1527) colocou a traição dentro da "virtú" política, que pouco tem a ver com a moral e com o ódio. A política, no sentido de busca pelo poder, implica na tendência a ser infiel os mentores que se apresentam como companheiros, aliados ou amigos. A traição ainda plasma a dialética hegeliana na qual se nega o anterior: não se trai para ser igual ao traído. Isso explica que alguém que estava trabalhando com seu predecessor acabe sendo muito diferente ao chegar ao poder. As traições ocorrem quase sempre dentro de um mesmo partido político. As consequências nem sempre são agradáveis para o traidor, que inevitavelmente paga um alto preço pela conduta ignóbil.

Um comentário:

Mariana disse...

Gostei do "inevitavelmente" , mas não sei se isto se aplica à nossa nova realidade política,pelo menos no que se refere à relação governo-povo. Só deve ter consequências ruins, dentro de um mesmo partido e não de todos os partidos, claro.