Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O mapa eleitoral na visão do governo

Por Osvaldo Lyra

A articulação política do governo contratou uma série de pesquisas nas 36 principais cidades da Bahia. O objetivo: respaldar as definições do governador Jaques Wagner, sobretudo, nas definições de apoios e construção de chapas para as próximas eleições municipais.
Nos últimos dias, por exemplo, o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, se reuniu com os dirigentes de partidos aliados para discutir a situação nas cidades. O próprio governador Jaques Wagner teve a avaliação do seu governo apontada nas amostragens.
Segundo informações que a Tribuna teve acesso com exclusividade, o cenário é otimista para o chefe do Executivo baiano. Prefeitos (em final de mandato ou em processo de reeleição) também foram avaliados.
Em Feira de Santana, maior colégio eleitoral depois de Salvador, a atual administração é rejeitada, aumentando a expectativa pelo retorno do antecessor José Ronaldo, do DEM. O pré-candidato do PT, Zé Neto, vai mal.
Segundo informação de quem participou do encontro, de Camaçari vem notícias alvissareiras para o atual prefeito Luiz Caetano, que termina a segunda gestão muito bem avaliado. Em contrapartida, dois terços do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar na próxima eleição, o que tem animado os marqueteiros de plantão, que esperam transferir para Ademar Delgado, o candidato de Caetano, seu prestígio e votos.
Em Candeias, a equipe do governo constatou o desgaste das últimas gestões. Quase uma unanimidade. Lá, a ex-prefeita Tonha Magalhães lidera. Carlos Martins, que deixou o comando da Fazenda para brigar pelo comando do município, aparece com traço.
Em Dias D’Ávila, outra cidade da Região Metropolitana de Salvador, a atual administração está também mal avaliada. Nesse cenário, surge a candidata pelo PT, Jussara, que pode levar a disputa até mesmo no primeiro turno (caso o cenário se mantenha estável). Já em Bom Jesus da Lapa, o deputado Eures Ribeiro, do PV, dispara na frente do pré-candidato do PT, Hildebrando, que não chega à casa dos dois dígitos.
Em Brumado, terra do ex-vice-governador Edmundo Pereira, sua esposa, a ex-peemedebista Marizete Pereira, agora no PT, tem o dobro de Marlúcio Bonfim, do PDT. Em Guanambi, a deputada estadual Ivana Bastos, do PSD, está bem distante de Charles Fernandes, do PP.
Em Ilhéus, o secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, volta ao cenário sucessório turbinado. O atual prefeito aparece com rejeição altíssima, beirando a unanimidade. Já o governador Jaques Wagner aparece com a avaliação positiva equiparada com a negativa. Sinal amarelo na coordenação do governo. Em Irecê, o atual prefeito Zé das Virgens está com a rejeição bem maior que a avaliação positiva.
Enquanto isso, o governador Jaques Wagner aparece nas alturas. Quando o assunto é o processo sucessório, o atual prefeito aparece com o dobro do deputado Luizinho Sobral (PTN), que pode ser revertido, segundo leitura dos governistas que participaram do encontro.
Em Itabuna, Jussara Simões, esposa do deputado federal Geraldo Simões, sai na frente do Capitão Azevedo, do DEM. Já em Santo Antônio de Jesus, tanto Wagner quanto o atual prefeito estão bem avaliados.
No entanto, o pedetista Humberto Leite sai na frente, com a pré-candidata Dalva Mercês, do PSB, colada nele e o deputado estadual Rogério Andrade em seguida. Já em Simões Filho, também na RMS, a atual administração está com avaliação negativa quase igual à positiva.
Empatado. No entanto, o atual prefeito Eduardo Alencar (PSD), irmão do vice-governador Otto Alencar, vem atrás de Diógenes, do PMDB. Com isso, de posse dessas informações, os integrantes do governo e representantes de partidos passaram a intensificar as articulações e costuras de apoios para o pleito deste ano. Resta agora aguardar e conferir o que as sondagens do momento apontam.
Neto na frente em Salvador
Em outro momento do encontro com os líderes partidários, foi apresentada a situação de Salvador. ACM Neto segue disparado. Com números inflados (em relação a outras amostragens que estão sendo realizadas na capital), Lídice da Mata (PSB), Nelson Pelegrino (PT) e Antonio Imbassahy (PSDB) aparecem emparelhados.
O peemedebista Mário Kertész vem atrás com um traço. Em Vitória da Conquista, o cenário é favorável para o petista Guilherme Menezes, seguido por Hérzen Gusmão (PMDB). Em Jacobina, a rejeição do atual prefeito assusta.
Lá, o ex-deputado Rui Macedo (PMDB) desponta como favorito, seguido por Amauri, do PT. Em Barreiras, a atual prefeita Jusmari Oliveira (PSD) possui uma rejeição estratosférica.
O governo Wagner é bem avaliado, mas deve influenciar pouco na eleição. Larga na frente o pré-candidato Zito, do PMDB, que tenta o apoio de Antonio Henrique, do PP, que está bem posicionado. Jusmari vem mal das pernas.
Em Alagoinhas, o atual prefeito Paulo Cezar, do PDT, é bem avaliado, mas no processo eleitoral pode esbarrar no petista Joseildo Ramos, que aparece bem nas sondagens de voto. Em Lauro de Freitas, o governo concluiu que chega competitivo ao pleito se conseguir formalizar a aliança desejada pela prefeita Moema Gramacho, com Chico Franco (PCdoB) e João Oliveira (PT). Marcio Araponga, do PP, vem colado em seguida.
No município de Luis Eduardo Magalhães, o pré-candidato Oziel Oliveira, do PDT, é seguido de perto por Humberto Santa Crus (PP) e Fábio Lank (PMDB).
Em Jequié, a atual administração vai de mal a pior. A rejeição é altíssima. Nesse cenário, a progressista Tânia Brito surge como favorita, seguida pelo deputado Euclides Fernandes, do PDT. Indo para a região Norte do Estado, chegamos a Juazeiro. Lá, o atual prefeito tem a gestão mal avaliada, com altos índices de rejeição.
Nessa fase de pré-campanha, Joseph, do PT, lidera com o dobro de Isaac (PCdoB) e Misael (PMDB). Em Senhor do Bonfim, o atual prefeito também tem a gestão mal avaliada. Lá, o ex-secretário Carlos Brasileiro aparece como favorito, seguido por Dr. Correia, do PTN. Como todos sabem que pesquisas são retratos do momento, os cenários apresentados podem mudar.

Fonte: "Tribuna da Bahia"

Nenhum comentário: